Reprodução/Freepik @wayhomestudio
Reprodução/Freepik @wayhomestudio

Iniciamos mais um mês de Outubro e ele está todo colorido de ROSA para nos lembrar da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Este é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo! Uma vez realizado o diagnóstico, a mulher precisa ser submetida à retirada completa (mastectomia) ou parcial (segmentectomia) da mama, além de eventuais tratamentos adjuvantes, como a quimioterapia e a radioterapia, os quais podem trazer efeitos indesejados, como: dor persistente no pós-operatório, queda de cabelo, ansiedade e depressão.

LEIA TAMBÉM: Resíduos plásticos gerados pelos alinhadores dentários: soluções e impactos

Além da doença propriamente dita, o diagnóstico do câncer de mama traz consigo medos e inseguranças, afinal a mama é um símbolo da feminilidade, e diante da ameaça de sua ressecção é natural que sintamos angústia e uma sensação de mutilação.

Por todas essas razões, estamos cada vez mais unidos contra o câncer de mama! E as medidas preventivas serão sempre o melhor remédio, então fique atento a algumas dicas importantes para prevenção do câncer de mama:

Combata a obesidade, com alimentação balanceada pobre em gorduras saturadas e carboidratos e rica em proteínas;

Pratique atividade física regular;

Não fume! O cigarro pode aumentar muito a chance do câncer de mama;

Cuide do seu sono! Uma boa noite de sono reparadora é fundamental para o equilíbrio do organismo;

Visite anualmente seu ginecologista e faça os exames de rotina que forem necessários para cada caso, principalmente se houver casos de câncer de mama ou ovário em parentes próximos. O diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer aumenta as chances de sucesso no tratamento e reduz as possibilidades de sequelas.

Ajude-nos a colorir este mês de Outubro com muitos de ROSA e a levar adiante essas informações valiosas! Juntos somos mais fortes contra o câncer de mama!