
O autocuidado é um elemento essencial para que qualquer pessoa sinta-se bem consigo mesma. Entretanto, frente ao diagnóstico de uma doença agressiva, como o câncer, o autocuidado pode ser soterrado pelo tratamento longo e exaustivo.
LEIA TAMBÉM
Hélia Silva passou por seis sessões de quimioterapia e uma cirurgia de mastectomia radical, após descobrir um câncer de mama em 2021.
A costureira precisou aprender a lidar com uma nova imagem refletida no espelho quando os cabelos começaram a cair, no início do tratamento:
Eu achei que estava preparada, que eu tinha preparado meu psicológico, porque a gente normalmente fala: ‘É só cabelo, nasce de novo’. Mas quando você passa a sua mão e vê o seu cabelo saindo aos montes, você tem um choque novamente.
Durante todo o processo, o lenço foi um dos maiores aliados de Hélia, mas também fazia parte do seu objetivo se libertar dele.
“Eu usei o lenço durante muito tempo. Mas quando eu tirei, que eu me vi no espelho careca, ali meu emocional ficou bem abalado […) foi bem forte para mim assumir a careca”, explicou.
Foi neste momento que o sonho de Hélia, de fazer um ensaio fotográfico, começou a florescer.
Registrando a evolução
Ao longo do processo, a costureira tirou fotos com o próprio celular, como forma de registrar a evolução do tratamento e, principalmente, do crescimento do seu cabelo.
“A gente quer contar essa história de superação e um ensaio fotográfico é uma forma da gente contar essa história.”
Quando Hélia voltou da Bahia para continuar seu tratamento no Hospital Santa Rita, compartilhou a sua história e desejo durante uma dinâmica com uma psicóloga. “Eu coloquei na minha folha que um dos meus sonhos de consumo seria um ensaio fotográfico celebrando a vida após o câncer. […] foi quando surgiu a oportunidade.”
Na última quarta-feira (23), ela pôde realizar seu desejo de registrar sua superação com uma profissional, por meio do projeto “Afecc realizando sonhos”.
Segundo o maquiador Ricardo Silveira, que preparou Hélia para o ensaio, foi uma sensação incrível poder fazer parte deste momento. “Ela estava muito feliz e grata por poder realizar seu sonho de fazer as fotos e vir no salão para se maquiar”, afirmou.
Confira algumas das fotos feitas pela fotógrafa Thaissa Vieira:
Pacientes terão sonhos realizados pela Afecc
O projeto “Afecc realizando sonhos” faz parte das comemorações de 73 anos da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer e selecionou quatro pacientes oncológicos do Hospital Santa Rita, em Vitória, para participarem da ação.
A diretora da Afecc, Mariana Buaiz, ressaltou a importância de olhar para o psicológico e bem-estar do paciente diagnosticado.
“Quem não gosta de ver seu sonho se tornando realidade? A autoestima elevada é um fator essencial para a qualidade de vida durante o enfrentamento da doença, melhora nosso humor, ativa sentimentos positivos e, sem dúvida, impacta no resultado do tratamento”, afirmou Mariana.
Para a presidente da Associação, Marilucia Dalla, ações como esta relembram que o papel da Afeec vai muito além de combater a doença. “Nós entendemos que o tratamento vai além dos medicamentos e da técnica. Ele envolve acolhimento, escuta e gestos que reafirmam a dignidade e o valor de cada paciente”, explicou.
Um ensaio fotográfico, aprender a andar de bicicleta e receber auxílio para emagrecer serão os próximos sonhos a serem realizados pelo projeto.