A partir de maio, os pacientes capixabas com mais de 45 anos que apresentarem febre e que tenham comorbidades, como diabetes e obesidade, serão testados para o novo coronavírus. Este exame está em elaboração na Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
De acordo com a nota técnica Covid-19 nº 23/2020, o teste é indicado para pacientes com sintomas respiratórios, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança, idosos em instituições de longa permanência, grávidas e privados de liberdade.
A indicação para este exame rápido será feita para o paciente com mais de 45 anos que apresentar febre há mais de 7 dias e comorbidades. Já quem apresentar os sintomas entre quatro e sete dias, a indicação será realizar o PCR.
“Escolhemos esse perfil da população observando que 84% dos pacientes em leitos de terapia intensiva têm acima de 45 anos. A característica comum entre eles é a idade, febre e comorbidade. Em um estudo feito com sete mil notificações, observou-se que 5 mil estavam dentro dessa faixa etária”, afirma Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde.
O objetivo deste teste é garantir o diagnóstico rápido, visando a internação em tempo oportuno, sem que o paciente esteja muito grave. “Se a Covid-19 não é diagnosticada cedo e há um agravamento do quadro, o risco para o paciente é maior. Se a doença é logo identificada, observa-se a evolução da doença e a pessoa pode ser assistida em um leito de enfermeira e não chegar a uma unidade de terapia intensiva”, explica.
A testagem ampliada no interior do Espírito Santo irá depender da pactuação com os municípios capixabas e os testes rápidos serão distribuídos gradativamente pela Secretaria da Saúde do Estado.