Saúde

Pandemia faz crescer o número de casos de “falsa miopia”. Entenda

Os principais sintomas identificados são o cansaço ocular, vistas embaçadas, ardência, queimação e dor de cabeça. Isso tudo em decorrência do ressecamento ocular

Foto: Divulgação

O confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus fez com que o tempo passado em frente às telas aumentasse. E esse esforço ocasionou danos nas vistas de muitas pessoas, tanto adultos quanto crianças.

De acordo com a oftalmologista, Klícia Molina, os principais sintomas identificados são o cansaço ocular, vistas embaçadas, ardência, queimação e dor de cabeça. Isso tudo em decorrência do ressecamento ocular.

“A síndrome do olho seco é a grande campeã, e tem encabeçado a lista de queixas nesse período após confinamento. Hoje em dia é muito raro receber um paciente que não sofra com pelo menos um pouquinho de ressecamento ocular”, disse ela

A miopia, ou melhor a falsa miopia também aumentou muito. O excesso de atividade de leitura para perto faz com que o músculo ciliar, que é um músculo que tem dentro do olho fique contraído por muito tempo, e isso faz com que percamos a capacidade de relaxar esse músculo, o que só acontece quando observamos um objeto a pelo menos 6 metros de distância.

Klícia alertou para os principais sintomas relacionados a falsa miopia. “Dor de cabeça e dor no globo ocular, aquela que fica a atrás dos olhos, e que se intensifica no final do dia, sensação de cisco nos olhos, vista embaçada são alguns dos sintomas”.

Diminuir a exposição às telas pode ajudar 

A melhor forma de evitar esses problemas é ponderando o uso das telas, parando de tempo e tempo para descansar o músculo ocular.

“Tem uma regra que sempre indico aos meus paciente que consiste em adotar o hábito de a cada 20 minutos usando a visão de perto em uma tela, esta pessoa deve passar 20 segundos olhando para um objeto distante. Lembrar de piscar e usar um colírio lubrificante, evitar ar condicionado e ventilador na direção dos olhos também ajuda bastante a evitar ambos os problemas”, alertou ela.

Usar o filtro protetor da luz azul também é importante. Para quem já tem problema de vista é importante manter o óculos em dia, ou seja, com o grau correto.

Diferença entres a miopia e falsa miopia

Na miopia a pessoa tem uma necessidade real de usar um óculos de grau, e na falsa miopia essa necessidade é ocasionada por conta do músculo ciliar contraído, que gera essa sensação, mas na verdade este paciente precisa de relaxar o músculo ciliar e não de óculos com grau.