Com foco no combate às fake news em saúde infantil, a campanha Mais que um Palpite chega a um ano de atividades nas redes sociais com mais de 21 mil fãs em seus canais (facebook e instagram) e milhares de comentários no ambiente on-line. Agora, com base na interação realizada com as famílias brasileiras durante o período, a iniciativa acaba de lançar uma cartilha digital completa, que reúne as principais dúvidas coletadas.
Desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com a Pfizer, a campanha tem o objetivo de proteger as famílias com informações seguras sobre saúde infantil. Esse conceito de proteção passa por temas como alimentação, lazer, sono, amamentação e a prevenção de doenças por meio de vacinas. A nova cartilha está hospedada no site da Sociedade.
“O que os pais mais desejam é acertar nas decisões sobre os cuidados com seus filhos. Para isso, em meio a um cenário permeado de fake news, é preciso empoderar as famílias com informações confiáveis. E não há fonte mais segura para essa missão do que o próprio pediatra”, afirma o pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP.
Para transmitir suas mensagens com leveza, a cartilha Mais que um Paltite apresenta um projeto editorial totalmente alinhado com o dia a dia dos pais de crianças pequenas. “O leitor é convidado a imaginar uma situação em que um pediatra ingressa no grupo de mensagens da família”, esclarece a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine. “A conversa está dividida em diferentes blocos, que compreendem os vários aspectos relacionados à imunidade infantil, como alimentação, sono, vacinação, amamentação e exercícios físicos.”
“Quando falamos em proteger a saúde infantil, é impossível não pensar na importância da vacinação. Trata-se de uma medida que merece ainda mais atenção, considerando que o País assiste a um aumento nos casos de doenças infectocontagiosas passíveis de prevenção, como o sarampo”, conclui Kfouri.