Saúde

Peptídeos estão se tornando a base principal dos produtos estéticos

Ação anti-idade e efeito Cinderela fazem com que produtos a base da substância ganhem cada vez mais espaço

Foto: Divulgação
Rotulagem de cosméticos faciais, em sua maiorias, mostram composição a base de peptídeos. 

Eles não são uma novidade na indústria cosmética, mas neste momento estão dominando os rótulos dos produtos de beleza facial. Já ouviu falar em Peptídeos? São moléculas, formadas por dois ou mais aminoácidos. “Quando envolve dois tipos são chamados de dipeptídeos, com três são tripeptídeos e muitos formam os polipeptídeos”, explicou a farmacêutica da Farmácia Alquimia, Raigna Vasconcelos, que lembrou ainda que o peptídeos já são utilizados há mais de 15 anos na farmacologia, porem atualmente a procura por produtos com essas substancias são cada vez mais indicados por especialistas.

“A principal vantagem dos peptídeos é que como é uma molécula pequena, ou seja, de peso molecular baixo, tem uma maior absorção. E penetra muito mais fácil e profundamente na pele. Com ação em camadas mais profundas e algum deles até com ação a nível muscular. Por isso tem uma efetividade muito maior em relação a outras substancias”, esclarece Raigna.

Uma outra vantagem, segundo a especialista, é sua seletividade, pois costumam ser bastante específicos e com isso se tem um resultado de mais impacto.

Os produtos à base de peptídeos produzem um efeito tensor, então eles devolvem tônus para pele. “Alguns possuem efeito tensor imediato, que é o que a gente chama de efeito Cinderela”, frisou Raigna, que explicou ainda que tem produtos que quando aplicados possuem ação imediata e com durabilidade por horas ou até serem removidos com água. 

Segundo a especialista em farmácia, esse efeito rápido é o grande interesse cosmético atual, porque ele traz embelezamento imediato. Mas para quem quer um tratamento que produza efeitos mais duradouros existem outros produtos que são indicados como uma forma de tratar a pele dando uma aparência mais tensionada e firme, diminuindo as rugas e marcas de expressão.

O uso de cosméticos antienvelhecimento é indicado não apenas para peles maduras, é recomendado que as pessoas façam uso diário de produtos dessa natureza a partir dos 25 ou 30 anos.