Saúde

Perder peso coletivamente é mais fácil do que sozinho, aponta estudo

A pesquisa ainda mostrou que os resultados são mais duradouros e trazem inúmeros benefícios à saúde

Foto: Divulgação

Sabemos que a tentativa de eliminar aqueles quilos extras sozinho e sem nenhum tipo de acompanhamento é uma tarefa árdua, não é mesmo? A ciência aponta que para ter resultados efetivos e tornar a jornada mais leve, sem o risco de cair no efeito sanfona, a ajuda de pessoas com o mesmo objetivo torna o processo ainda mais prazeroso e eficaz.

Segundo o Ministério da Saúde, na última década, o número de brasileiros obesos aumentou 60%, o que tem gerado muita preocupação. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey, NHANES) houve um aumento significante de pessoas tentando perder peso por conta própria, o que resultou num desfecho insatisfatório. 

Pesquisadores acompanharam pessoas que desejavam a queda dos números na balança, que foram submetidas a diferentes situações. Metade dos indivíduos acima do peso reportou dificuldades para emagrecer sem ajuda.

“Emagrecer de forma saudável é possível com acompanhamento necessário, pessoas que se unem em busca de um objetivo comum, além da motivação, conseguem ter resultados ainda mais satisfatórios. Com disciplina e autocuidado, o peso extra ficará para trás e se transformará em dias muito mais saborosos, cheios de vitalidade, de saúde física e mental”, explica Matheus Motta, Nutricionista do Vigilantes do Peso.

Caso

Keli Garcia Alexandruk, professora universitária e Associada do Vigilantes do Peso é um bom exemplo disso. Ela entrou no programa junto com sua mãe e, juntas, já conseguiram eliminar aproximadamente 30 kg. “Quando percebi que precisava perder peso por conta da minha saúde, chamei minha mãe para começar essa jornada comigo. No início, fiquei sabendo que existia o Connect, uma rede social exclusiva disponível no aplicativo deles, onde eu conseguia interagir com a minha Coach Online diariamente e trocar experiências com outros Associados. Isso foi ótimo pra mim, porque lá consigo acompanhar minha evolução e pude encontrar pessoas que também se sentiram motivadas a continuar perdendo peso em conjunto. O emagrecimento em grupo me ajudou e continua me ajudando muito”.

Para Marcello Ursini, Diretor Geral do Vigilantes do Peso no país, aproximar pessoas e tornar acessíveis as ferramentas necessárias para uma vida saudável são alguns dos principais objetivos da empresa. “Queremos expandir comunidades inspiradoras e a criação dos grupos virtuais é uma forma de conseguirmos estimular ainda mais pessoas. A busca por hábitos saudáveis aumentou muito nos últimos anos. Por isso, além da atualização do modelo de reuniões presenciais, inovamos criando um plano que traz o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do plano Digital e a vantagem da interação com pessoas reais, e uma Coach, do plano Workshop. Esse formato mantém os participantes ainda mais engajados em suas jornadas”.