Uma pesquisa divulgada no dia 22 de maio pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que as mulheres foram mais afetadas pela pandemia do Coronavírus. O resultado pode ser explicado, entre outros fatores, pelo excesso de trabalho que cabe a elas durante o período, o que implica em dificuldades maiores, também, para a execução de atividades relacionadas ao emprego de forma geral, em especial quando há home office.
Como então cuidar da saúde com tantas responsabilidades e a falta de tempo? Segundo a personal trainer Jheyke da Hora, especializada no público feminino, quinze minutos são suficientes para manter a saúde em dia. “Esses treinos curtos de alta intensidade se encaixam na realidade dessas mulheres e promovem o emagrecimento e a tonificação da massa muscular, além de trazer mais qualidade de vida”, afirmou.
Com o isolamento, a opção são as chamadas de videoconferência e vídeos para orientação durante os exercícios. “Sem dúvida, as aulas presenciais são importante, mas antes mesmo da pandemia, às atividades online são o melhor caminho para quem possui uma rotina apertada”, disse a personal.
Dicas para iniciar as atividades físicas em casa
1- Busque a orientação de um profissional;
2- Informe todas as suas limitações, expectativas e possível problemas de saúde;
3- Crie uma rotina com horários e dias específicos para os treinos;
4- Invista em uma alimentação saudável;
5- Treinar em companhia de mais uma pessoa pode ser um incentivo para quem se sente desmotivada. Convide uma amiga para realizar os treinos em parceria, lembrando que a orientação de um profissional é fundamental.