
Apesar da importância do uso do fio dental, de acordo com uma pesquisa solicitada pelo Conselho Federal de Odontologia ao Datafolha, em 2016, apenas 57% dos brasileiros afirmam usar o fio dental, ou seja, 43% da população não utiliza. Os motivos são os mais variados, seja por falta de conhecimento, de hábito, tempo ou ainda dificuldade em passar o fio. No entanto, é importante mencionar que sem o uso do fio você deixa de limpar 40% da superfície do dente, que não é alcançada pela escova dental.
A cirurgiã-dentista da GUM, Brunna Bastos, alerta que manter uma boa higiene bucal é fundamental para assegurar um sorriso saudável e livre de bactérias que podem afetar todo o organismo. “Além de escovar os dentes três vezes ao dia é necessário fazer a limpeza interdental com fio ao menos uma vez ao dia, uma vez que este alcança os espaços entre os dentes e gengiva retirando bactérias e restos de alimentos, que acumulados podem levar à cárie e doenças que afetam o tecido responsável pela sustentação dos dentes”, explicou.
Atualmente existem opções alternativas ao fio tradicional, que são mais práticas e fáceis de usar, facilitando o uso diário e implementação deste hábito tão importante para a saúde bucal. Um bom exemplo são os fios dentais com cabo, que possuem um pedaço de fio dental na ponta de uma haste para que a pessoa tenha maior facilidade e praticidade no momento da limpeza interdental.
“O formato ergonômico do fio dental com cabo também facilita o alcance nos espaços de mais difícil acesso, como o dos dentes posteriores (do fundo), permitindo a remoção da placa bacteriana que causa doenças como cárie, inflamação da gengiva e dos tecidos de sustentação do dente”, explica.
“Para aqueles que possuem uma rotina corrida e acabam não realizando a higienização entre os dentes após as refeições ou mesmo antes de dormir, o fio dental com cabo pode ser uma solução por ser efetivo e mais prático do que o fio dental tradicional”, esclarece a dentista.