Com o reinício do ano letivo, a atenção à postura de crianças e adolescentes deve ser redobrada. Mochilas pesadas e posição corporal errada ao estudar são fatores que podem ser causadores de problemas futuros. Por isso, uma das alternativas encontradas para minimizar e corrigir deformações na coluna de jovens tem sido o Pilates.
A procura pelo procedimento tem uma explicação. Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates Camila Vulpi, o método é ideal para crianças e adolescentes, já que as técnicas desenvolvidas se adequam às necessidades de cada idade. “Há uma alta prevalência de alterações posturais de coluna nessa faixa etária. O posicionamento inadequado pode ser tratado com exercícios aplicados no pilates”, explica.
Além disso, a técnica tem como principal ferramenta a associação do trabalho físico ao controle neuromuscular, o que permite melhor ganho de força e flexibilidade e favorece a reorganização de músculos e ossos, favorecendo também a questão estética tão valorizada nessa época da vida.
“No período de transição da infância para a juventude, o método é recomendado tanto para as meninas, preocupadas com a beleza, quanto para os meninos, que querem conquistar músculos mais firmes e fortes de forma saudável. Os pais também não precisam ficar de fora das aulas, além de otimizar o tempo, o pilates é uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade de vida de toda a família”, completa Camila.