Imagine só acordar no dia seguinte após uma noite longa regada à bebida alcóolica? O mal-estar provocado pela ressaca é iminente, certo? Mas e se caso ela pudesse, praticamente, deixar de existir? É isso que promete a farmacêutica sueca De Faire Medical. A pílula, que começou a ser comercializada nesta segunda-feira (4), em países da Europa, como Alemanha, Reino Unido, Suécia e Itália, foi batizada de Myrkl.
Segundo a empresa, o remédio que é 100% natural e vegano, é capaz de reduzir em até 70% o efeito do álcool no sangue após uma hora da ingestão e funciona por até 12 horas. Para atingir o efeito desejado, a recomendação é de tomar duas cápsulas até uma hora antes de começar a beber, de acordo com pesquisadores.
O suplemento é produzido a partir de farelo de arroz fermentado. Trata-se de um probióticos composto por duas bactérias amigáveis ao intestino: Bacillus subtilis e Bacillus coagulans. É desses microrganismos a missão de decompor, de maneira natural, o álcool em água e dióxido de carbono.
Junto com o Instituto de Ciência e Saúde Pfützner, da Alemanha, a Farmacêutica realizou uma pesquisa que foi publicada na revista Nutrition and Metabolic Insights. Durante o estudo, 24 jovens saudáveis foram acompanhados por sete dias; um grupo tomou o suplemento e o outro, um placebo, ou seja, remédio sem efeito.
Baseado no peso corpóreo de cada um dos voluntários, os jovens receberam uma pequena quantidade de álcool. O nível no sangue foi testado nas duas horas seguintes ao consumo.
Os pesquisadores descobriram que nos primeiros 60 minutos a quantidade de álcool no sangue foi 70% menor naqueles que receberam Myrkl quando comparado com a cápsula sem efeito.
O que leva à ressaca?
A sensação de ressaca é desencadeada por uma série de fatores. Entre elas, e considerada principal, pela desidratação provocada pelo consumo em excesso de álcool, que leva à dor de cabeça. Já o efeito direto do álcool no estômago, em geral, leva à náusea e dor de estômago.
Quanto menos álcool for ingerido no corpo, menores as chances de ficar desidratado. Mas vale lembrar que as pílulas só funcionam depois que o álcool passa do estômago para o intestino. Portanto, elas não vão parar o efeito do álcool no estômago.
Os comprimidos não são classificados como medicamentos, por isso, não precisam de aprovação da MHRA, sigla em inglês da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde.
Os comprimidos (30), no Reino Unido, estão sendo vendidos por 30 libras, cerca de R$ 210.
Dicas para evitar e amenizar a ressaca
Enquanto o suplemento não chega ao Brasil, é importante seguir algumas dicas para não sofrer com a ressaca do dia seguinte:
– Fazer uma refeição leve antes de sair de casa. Nada de beber de estômago vazio;
– Para cada copo de drink, beber um copo de água;
– Não misture tipos diferentes de alcóolicos e evite fumar;
No dia seguinte:
– Beba café; ele vai ajudar a aliviar a dor de cabeça;
– Descanse bastante;
– Alimente-se com comidas leves;
– Beba bastante água.
*Com informações do Portal R7