Saúde

Plataforma conecta a população com informações de qualidade sobre saúde

O objetivo da Rede Saúde é disponibilizar conteúdo de qualidade para as pessoas que buscam sanar dúvidas e saber curiosidades sobre a área pela internet

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Fórum realizado em 2023 (Saúde em Fórum) faz parte  da construção da plataforma Rede Saúde

Prestar serviço à sociedade com foco no cidadão por meio de informações relevantes, sendo referência para esclarecer dúvidas ligadas a profissionais e serviços, aquecendo, inclusive, o ambiente de negócios na área de saúde

A Rede Saúde nasce no Espírito Santo como a primeira plataforma a conectar o mercado de saúde à população.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“A plataforma vai conectar quem precisa de qualificação com quem precisa de mão de obra e criar e mediar debates no setor “saúde como negócio”, explica a head da Rede Saúde, Alice Sarcinelli.

Alice é consultora da Rede Vitória, professora MSc. PhD. do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo, odontopediatra, empresária, sócia fundadora e diretora-presidente do Centro Médico Shopping Vitória e consultora de empresas.

Nascimento da plataforma

A construção da plataforma começou ainda em 2021, quando Alice e a Rede Vitória de Comunicação uniram suas expertises e desenharam o projeto, já com foco em alavancar o setor da saúde no Espírito Santo.

“Os primeiros passos foram os lançamentos da Coluna Vida Saudável (Folha), o programa de Rádio Saúde Pública (Pan News) e o programa Checkup Saúde (Folha e TV Vitória). A consolidação da plataforma se deu com a realização dos dois eventos Saúde em Fórum em 2023, reunindo a cadeia produtiva do setor da saúde para debater entraves do setor e promover melhorias”, relatou. 

Em 2024 também está previsto o lançamento da Coluna Saúde em Fórum no Folha Vitória, que destacará iniciativas e investimentos da cadeia produtiva do setor da saúde capixaba.

Conteúdos diversos em multiplataformas

A Rede Saúde proporcionará uma vasta fonte de conhecimento. É composta pela coluna Vida Saudável, voltada para o cidadão, por meio dos artigos escritos por especialistas de diversas áreas da saúde e publicadas todos os dias no Folha Vitória, um quadro na rádio Pan News e um programa na TV com duas temporadas por ano: o chamado Check-up Saúde. 

“Outra força da Rede Saúde é a coluna Saúde em Fórum, com foco no mercado, e informações diárias sobre o mundo dos negócios na saúde, e o evento Saúde em Fórum, com duas edições anuais, que irá mediar e provocar discussões relevantes para os negócios da saúde”.

Grande concentração de médicos e dentistas x busca por informações

O fato é que, cada vez mais pessoas procuram na internet informações sobre temas ligados à saúde. Algo que ultrapassa as paredes dos consultórios. Para Alice, “o entrave está na confiabilidade dessas informações.”

A saúde é uma atividade cada vez mais relevante não só ao redor do mundo, mas também no Espírito Santo como um todo. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção de um cirurgião-dentista para 1.500 habitantes seria considerada suficiente para atender as demandas da população local. Mas, no caso de Vitória, capital do estado, há 8,6 dentistas para cada grupo de 1.500 habitantes.

“Ao refletir que o Brasil concentra 20% de todos os dentistas do mundo e que Vitória é a cidade brasileira com a maior concentração de dentistas, é possível apontar que Vitória é a capital mundial de dentistas”, destacou Sarcinelli.

Em relação à razão de médicos por mil habitantes, entre as capitais brasileiras, Vitória também de destaca com 14,49 profissionais.

Formação profissional, crédito e conexões estratégicas no setor de saúde do ES

Em 2023 foram realizadas as duas primeiras edições do Fórum “Conectando Quem Produz Saúde”, uma em agosto e a outra no mês de outubro. Assim como a Rede Saúde, o evento, pioneiro no Estado, e com periodicidade anual, pretende tornar-se referência no diálogo, fortalecimento de parcerias e na geração de valor para a temática. 

Ainda são muitos os obstáculos no setor da saúde no Brasil. Durante os dias de evento, foram citados alguns exemplos, entre eles:

– Mercado: com a concentração, gestão e remuneração;

– Qualidade do serviço: medida pela segurança e satisfação do paciente e a qualificação profissional, tanto de nível técnico, quanto às vagas de residência. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Aliança inovadora impulsiona talentos na área da saúde do ES

Desde outubro que o Espírito Santo passou a contar com um importante apoio para os assuntos referentes à saúde. Composto por investidores, profissionais da saúde, empresários, escolas de formação e governo, o Colegiado da Saúde pretende discutir soluções para os principais gargalos identificados no segmento e fomentar o setor.

O grupo foi formalizado durante a 2ª edição do Fórum, que aconteceu na Praça do Papa, em Vitória, em outubro de 2023. As reuniões começaram ainda no ano passado.

“Colegiado da saúde é um movimento pelo fortalecimento do setor da saúde no Estado, estratégico, contínuo, colaborativo, com representatividade múltipla, em prol de uma agenda que leve o Espírito Santo a ser reconhecido como o Estado Saúde. Nos encontros, a diretoria pautará os temas que forem deflagrados nas plenárias para ampla escuta, discussão e direcionamento”, explicou Alice, que preside o Colegiado.

O lançamento da primeira Plataforma que conecta o mercado de saúde à população acontece na próxima quinta-feira (4), apenas para convidados.

LEIA TAMBÉM: Ales aprova projeto que reconhece pessoas com fibromialgia com deficiência; o que muda