Fazer exercícios em jejum emagrece mais rápido? Conheça os mitos e as verdades sobre essa prática.
A prática de exercícios físicas em jejum, mais conhecida como AEJ (Aeróbico em jejum), é um treinamento que as pessoas praticam logo ao acordar ou em completo jejum.
Essa prática continua em estudo, pois alguns profissionais da saúde acreditam que gastar calorias sem ter consumido nenhum tipo de alimento pode prejudicar a saúde. Podem ocorrer desconfortos ou hipoglicemia, sem necessariamente haver emagrecimento. Além disso, pode levar até mesmo a quebra de proteínas e, consequentemente, perda de massa muscular.
Como treinar em jejum?
Essa prática deve ser feita logo pela manhã, com jejum de 12 a 14 horas, sem consumo de suplementos.
É importante beber água antes, durante e após o exercício e evitar realizá-lo todos os dias ou por um período prolongado, pois o exercício aeróbico em jejum perde sua eficiência a longo prazo.
Quais os benefícios de treinar em jejum?
• Perda de peso;
• Reduz a resistência à insulina, aumentando a sensibilidade do organismo à insulina;
• Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue;
• Aumento da massa muscular, pois há estímulo da produção do hormônio do crescimento (GH);
• Aumenta a queima de gordura.
Quais os malefícios de treinar em jejum?
• Diminuição do desempenho no exercício;
• Desequilíbrio no organismo, aumentando o risco de desenvolver doenças;
• Enjoos, desmaios, tontura e hipoglicemia;
• Perda de massa muscular;
• Aumento dos níveis de cortisol, que pode impedir a queima de gordura e promover armazenamento de gordura no corpo.
Qual o melhor jeito para treinar em jejum?
É importante ter um acompanhamento nutricional para balancear os treinos; realizar as atividades em dias alternativos; praticar de 30 a 40 minutos por dia; combinar exercícios de resistência, como a musculação, com o aeróbico em jejum, para evitar a perda de massa muscular e aumentar a massa magra.
A alimentação também é uma parte muito importante dessa prática. Sempre faça uma refeição após os treinos, de preferência com proteínas e carboidratos.
Quem não pode treinar em jejum?
Essa prática não deve ser feita por mulheres grávidas ou por pessoas que tenham baixos níveis de açúcar no sangue ou pressão alta.
O exercício aeróbico em jejum, apesar de ter potencial de aumentar a utilização de gordura para gerar energia, está mais associado à perda de massa muscular, que de fato ao emagrecimento, pois muitas pessoas acabam por fazer esse tipo de exercício sem uma orientação adequada.
*Com informações do portal Tua Saúde
COMO TOMAR WHEY PROTEIN? VEJA BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO SUPLEMENTO QUE EMAGRECE
O whey protein é um suplemento alimentar em pó, extraído do soro de leite da vaca, que auxilia na síntese proteica e no aumento de massa magra; saiba tudo
O Whey protein pode ser um aliado poderoso para quem busca melhorar seu desempenho atlético, promover a recuperação muscular e alcançar seus objetivos de condicionamento físico.
Experimente diferentes formas de consumo, escolha o tipo que melhor se adequa às suas necessidades e lembre-se sempre de manter um estilo de vida ativo e saudável.
WHEY É PARA TOMAR ANTES OU DEPOIS DO TREINO?
Essa é uma pergunta comum entre os frequentadores de academia.
A verdade é que não existe uma resposta única, pois depende dos seus objetivos.
LEIA TAMBÉM: Viúva e traída: noivo morre no dia do casamento e noiva descobre traição
Tomar whey protein antes do treino pode fornecer energia e nutrição para um desempenho otimizado. Ao ingerir o suplemento antes do treino, o corpo recebe aminoácidos essenciais, o que pode auxiliar na prevenção do catabolismo muscular (degradação dos músculos) durante o exercício.
Por outro lado, consumi-lo após o treino pode ajudar na recuperação muscular e na síntese de proteínas. Em uma dieta balanceada, o indicado é que a síntese proteica seja maximizada após o treinamento, quando o corpo está em período de recuperação.
QUAL MELHOR TIPO DE WHEY? CONCENTRADO, ISOLADO OU HIDROLISADO?
Há algumas variedades de whey protein e cada tipo tem seus próprios benefícios.
O whey concentrado é uma escolha econômica e contém um teor mais alto de gordura e carboidratos, enquanto o isolado é filtrado para remover a maioria das gorduras e carboidratos, sendo uma opção mais “pura”.
LEIA TAMBÉM: Saiba qual é o eletrodoméstico favorito de cada signo e qual comprar
Já o hidrolisado passa por um processo adicional de quebra das proteínas, facilitando a digestão.
WHEY ENGORDA OU EMAGRECE? QUAIS MALEFÍCIOS?
Essa é uma preocupação comum, especialmente para aqueles que estão de olho na balança. O whey protein, em si, não engorda, mas seu consumo excessivo aliado a uma dieta desequilibrada e falta de exercícios físicos pode levar ao ganho de peso.
Como qualquer alimento, é importante consumir whey protein com moderação e dentro de um plano alimentar saudável e equilibrado.
Desde que seja integrado a uma dieta equilibrada e combinado com exercícios físicos adequados, o whey protein pode realmente ajudar na perda de peso, fornecendo saciedade e auxiliando na manutenção da massa muscular magra.
O WHEY PODE CAUSAR DESCONFORTO INTESTINAL?
Algumas pessoas podem experimentar desconforto gastrointestinal ao consumir o suplemento, como inchaço, gases ou diarreia. Isso geralmente ocorre devido à intolerância à lactose ou a certos ingredientes adicionados ao suplemento.
LEIA TAMBÉM: Bariátrica caseira: médico receita chá para emagrecer. Veja qual e como tomar
Mas hoje, no mercado, existem opções de whey protein sem lactose e muitas pessoas podem tolerar bem o produto quando consumido com moderação.
É sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente se houver preocupações específicas de saúde.
Com uma abordagem equilibrada e consciente, você pode desfrutar dos benefícios do whey protein sem se preocupar com possíveis malefícios.
QUAL DOSE DE WHEY TOMAR POR DIA? VEJA RECEITAS
A quantidade diária recomendada pode variar de 20 a 40g, ou seja, de um a dois scoops. A medida correta vai depender do seu plano nutricional e da quantidade de proteína necessária no seu dia.
LEIA TAMBÉM: Homem de “seis mamilos” viraliza: “Homenagem para as bruxas”
Veja 3 formas de tomar whey protein
1) Shake de whey protein: misture o suplemento em 250ml de leite, acrescente uma banana e 30g aveia, para ficar mais nutritivo, e leve para o liquidificador.
2) Iogurte com whey protein: em uma tigela, misture o whey com iogurte natural e acrescente frutas picadas, como banana, morango e uva.
3) Calda de whey protein: basta você diluir o whey com um pouco de água para obter uma calda proteica, despeje a calda em cima de alumas frutas e pronto: uma salada proteica!
ALERTA
A nutricionista Tatiana Zanin explica que é fundamental usar chás e outros suplementos, como o whey, associados a uma alimentação balanceada e à prática de exercício físico regular, já que essas bebidas são apenas um auxílio para obter resultados mais rapidamente. Além disso, é importante buscar uma orientação médica para um emagrecimento saudável.