Saúde

Polêmica! Aveia é boa para a saúde? Médico americano questiona benefícios

Cereal costuma estar presente nas refeições de muitos brasileiros, além do consumo ser recomendado por nutricionistas e médicos para quem procura uma vida saudável

Foto: Montagem / Folha Vitória

E lá vem polêmica! Que a aveia é um cereal integral amplamente conhecido por ser uma excelente fonte de nutrientes, além de oferecer diversos benefícios à saúde, muitos já sabem.

Costuma estar presente nas refeições de muitos brasileiros, além de seu consumo ser recomendado por nutricionistas e médicos para quem procura uma alimentação saudável. 

Porém, um médico americano contesta o valor nutricional da aveia e pondera, inclusive, que é melhor que as pessoas comam ovo ao invés de aveia por que seria um alimento mais completo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram

O fato ´e que não é de hoje que surgem polêmicas em torno de alimentos como, manteiga, leite e ovos, por exemplo. Mas será que há algo de ‘errado’ com o cereal? O médico do Arizona, nos Estados Unidos, conhecido como Dr. Wolfson, inclusive, publicou um vídeo em uma de suas redes sociais afirmando que a aveia “não serve para nada”.

O cardiologista conta atualmente com mais de 460 mil seguidores. Com mais de 5 milhões de visualizações, a publicação causou uma série de questionamentos e descontentamentos entre profissionais da área da saúde.

Em entrevista ao Fala Brasil, da Rede Record, o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do HCor, pondera que aveia e ovos são importantes. 

“A aveia deve, pode ser utilizada no planejamento nutricional se pensando no oferecimento de fibras adequadamente. Se nós estamos pensando em oferecer mais proteínas, devemos nos ater as fontes de mais proteínas: ovos, leite e derivados e as carnes de uma forma geral”.

Encontrada de diferentes formas, a aveia pode ser consumida e preparada de inúmeras maneiras, segundo a nutricionista Cristiane Sadakada também ouvida pelo Fala Brasil. 

“Quando ela fica em flocos, é tirada a casca e esmagada e aí é feito o flocos grosso ou o flocos fino. Quanto maior é o esmagamento, é o flocos fino. O farelo de aveia é a casca da aveia, então, ela tem mais fibra que essas duas. E a farinha de aveia é a aveia feito farinha e ela perde um pouco das fibras, mas todas são boas”.

A nutricionista disse ainda que a aveia pode ser consumida em forma de granola, junto com frutas e mel no café da manhã.

Por ser uma fibra solúvel, quem tem o hábito de consumir aveia, deve beber bastante água, o que ajuda a proporcionar mais saciedade, ajuda no bom funcionamento do intestino e de quebra modula os níveis de colesterol ruim, complementa a nutricionista Roseli Rossi, entrevistada pela reportagem.

LEIA TAMBÉM: Casal emagrece 74kg junto e viraliza com rotina saudável. Veja o antes e depois