Saúde

População brasileira está envelhecendo e falta profissionais preparados para cuidar dos idosos, diz especialista

14% das pessoas do País são idosas; até 2050 a previsão é de que o número suba para 30%

Foto: Divulgação
Especialista dá dicas para envelhecer com saúde. 

Se pensarmos no Brasil há poucos anos atrás, teríamos em mente um país jovem, com uma população idosa bem pequena. Hoje a realidade está mudando, por isso, a população deve se preparar para envelhecer bem, pois 14% dos cidadãos já estão na terceira idade.

“Os jovens de hoje já devem buscar melhor qualidade de vida para garantir uma velhice mais independente e saudável, ao mesmo tempo em que as políticas de saúde já devem se preparar para contribuir na promoção e saúde e a prevenção do adoecimento”, disse o diretor da Intermed Saúde Fabrício Aigner.

“Ainda temos dificuldade de encontrar no mercado profissionais de diversas áreas preparados para cuidar de idosos. Não apenas doentes, mas para ajudar na promoção da saúde e qualidade de vida como forma de prevenir o adoecimento. Essa é uma realidade nova para o nosso país, e os profissionais começaram a sentir recentemente a necessidade de se especializar nessa área”, disse.

Sandro Calefi, enfermeiro especialista em envelhecimento, disse que as pessoas entre 40 e 60 anos devem se preparar para envelhecer bem, com saúde. “É o momento de planejar o que iremos fazer quando nos tornarmos idosos. Momento de investir em qualidade de vida e hábitos saudáveis e também de criar estratégias para viver mais e com saúde”, disse.

Cenário 

Envelhecer é privilégio, mas ainda é para poucos no Brasil. Nossa realidade ainda é de idosos isolados em casa ou em lugares que não o ajudam explorar sua independência e autonomia. Ainda temos pouco ou quase nenhuma discussão sobre envelhecer. “Envelhecer não é sinônimo de adoecer. São coisas distintas e que, infelizmente, ainda não está claro na cabeça do brasileiro”, disse o enfermeiro.

Algumas dicas podem ajudar a envelhecer com saúde. “É necessário manter uma alimentação equilibrada com muitos legumes, verduras e carnes magras e frutas. Ter noites de sono bem dormidas, praticar atividades físicas e manter-se socialmente ativo”, disse.

Dicas

– Manter a mente ativa, sempre aprendendo coisas novas;

– Ter alimentação equilibrada;

– Dormir bem;

– Manter relações sociais saudáveis;

– Fazer exames de rotina;

– Seguir orientações médicas, caso tenha alguma doença crônica ou situação de saúde que exija algum cuidado.