O tabaco, presente no cigarro e seus derivados, contém uma substância chamada nicotina. Esta, é a grande responsável por causar dependência – similar, inclusive, àquela provocada pela cocaína.
A oncologista capixaba Carolina Conopca explica que isso acontece porque, como é uma substância psicoativa, provoca, no organismo, sensação de prazer. “A inalação constante da nicotina faz com que o cérebro se adapte e, para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início, o usuário sente a necessidade de doses cada vez maiores. Essa dependência está diretamente ligada às chances maiores de contrair doenças como o câncer e, até mesmo, a morte”, completa a especialista.
Dia Nacional de Combate ao Fumo
Comemorado nesta quinta-feira (29), o Dia Nacional de Combate ao Fumo, tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. “A decisão de parar de fumar se torna muito mais fácil com ajuda. Portanto, converse com amigos, família e procure um médico para auxiliar na adaptação. Além de adquirir uma aparência mais jovem, o corpo ganha muito mais saúde”, finaliza a médica.