“Melhor prevenir do que remediar” – o provérbio deve ser aplicado também quando o cuidado se refere aos animais de companhia. “Assim como nós humanos, o animal igualmente deve ter sua carteira de vacinação em dia. Isso está diretamente ligado à saúde, longevidade e ao seu bem-estar”, diz Fabiana Avelar, médica-veterinária.
Segundo o especialista Alexandre Merlo, são as vacinas que garantem a proteção imunológica do animal. De acordo com as recomendações atuais, cães e gatos devem ser vacinados logo nos primeiros meses. Terminado esse ciclo preventivo inicial, a vacinação deve ser feita anualmente ou a critério do médico-veterinário.
“Essa prevenção é importante não só para os animais como também para a proteção de seus tutores, já que algumas doenças de cães e gatos (como leptospirose e giardíase em cães e a raiva em cães e gatos) são zoonoses, ou seja, podem passar do animal para o ser humano”, finaliza Merlo.
Serviço
Empresa de saúde animal cria site com informações relativas a algumas das principais doenças, prevenção por meio da vacinação e o que esperar após a vacinação.