
Os exercícios isométricos são tendência em termos de desenvolvimento do músculo abdominal e tem sido uma das opções que as pessoas fisicamente ativas estão buscando para conquistar a boa forma e atingir suas metas de acordo com o esperado.
A prancha abdominal que tem conquistado uma posição de destaque, está enquadrada nessa categoria de exercícios que basicamente, trata-se de exercitar os músculos abdominais sem a necessidade de se mover ou realizar repetições, no entanto, exercitamos um número maior de grupos.
A origem deste exercício nos leva a Joseph Pilates. Acredita-se que esse método tenha sido criado na década de 1920, embora fosse praticamente desconhecido até o início do novo milênio.
Explorando os exercícios isométricos
Os exercícios isométricos fazem uso da tensão dos músculos quando mantidos em posições fixas. A amplitude de movimento é realmente curta, quase inexistente. Essa maneira de trabalhar traz bons resultados, principalmente quando se trata de treinar o abdômen. A prancha abdominal segue essa lógica e é um exercício recomendado nas academias de maior prestígio do mundo
Trata-se de aplicar uma resistência a algum objeto ou superfície, mas evitando os movimentos. O exemplo mais claro disso é tentar empurrar uma parede a partir de uma postura estática.
Que tal colocar esse exercício em prática?
FONTE: Sou Fitness