O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, segundo informações da Organização Mundial de Saúde. Tarefas diárias como dirigir, estudar, cuidar dos filhos, trabalhar e administrar os negócios podem se transformar em motivos de preocupação constante. Raiva, nervosismo e falta de paciência de forma constante são características de uma pessoa estressada.
O grande problema é que uma pessoa constantemente estressada pode desencadear outras doenças. O cardiologista e coordenador do Programa de Enfarte Agudo do Miocárdio do Hospital do Coração (HCor), Leopoldo Piegas, afirma que a influência de questões emocionais no aparecimento de doenças cardiovasculares já é um consenso na área.
“O emocional pode funcionar como gatilho ou desencadear hábitos que prejudicam a saúde”, disse.
Segundo José Luís Aziz, diretor de Comunicação da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, estudos já comprovam que estresse e depressão podem elevar de 20% a 30% as chances de doença cardíaca.
A boa notícia é que a alimentação pode ser uma forte aliada no combate ao estresse. Abaixo, sete alimentos que, quando consumidos regularmente, ajudam a aliviar os sintomas causados pelo problema:
1 – Maracujá
O chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e também caprichados nos compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.
2 – Alface
O alimento possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, e é usado às vezes até como sedativo.
3 – Laranja
É um antioxidante natural, já que tem uma alta concentração de vitamina C. Além disso, a laranja tem complexo B e cálcio, sendo indicada como relaxante muscular. Ela também ajuda no funcionamento intestinal (quando se consome o bagaço), o que melhora a absorção de outros nutrientes.
4 – Castanha-do-Pará
A castanha do Pará também é antioxidante, já que é rica em selênio que atua principalmente contra o estresse.
5 – Couve
Fortalece o sistema imunológico e é rica em fibras, ferro, cálcio e antioxidante.
6 – Brócolis
Ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para o bom funcionamento das células.
7 – Peixes e frutos do mar
Contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade. O selênio pode ser consumido facilmente no atum.