Cerca de 45 crianças e adolescentes com necessidades especiais serão beneficiadas pela prática de equoterapia, no município da Serra-ES. O projeto, que teve inicio nesta segunda-feira (30), utiliza o método terapêutico, que conta com o uso de cavalos para melhorar a qualidade de vida dos portadores de Síndrome de Down e autismo, na Apae Serra.
“Estando em contato com o cavalo, os alunos, que têm as mais diversas necessidades especiais como síndrome de Down, paralisia cerebral, hiperatividade e autismo, por exemplo, podem se desenvolver melhor em todos os sentidos, tais como físico, pedagógico, social e psicológico”, explicou a secretária de Assistência Social (Semas), Elcimara Loureiro.
Benefícios da equoterapia
Benefícios físicos: Ao montar no cavalo, os alunos desenvolvem e melhoram o equilíbrio, postura, há melhora no tônus muscular e relaxamento do corpo;
Benefícios pedagógicos: O contato com o cavalo oferece ao aluno, que é orientado e acompanhado de perto por uma equipe interdisciplinar, novas formas de conhecimento e aprendizagem;
Benefícios sociais: A prática propicia a maior sociabilidade nos alunos, que passam a conviver não só com a família, mas com outras pessoas;
Benefícios psicológicos: A prática promove o bem-estar, aumento da autoestima, autonomia do aluno, diminuição da ansiedade e aumento dos processos cognitivos.
A Equoterapia foi firmada entre a Secretaria de Assistência Social (Semas), via Fundo para Infância e Adolescência (FIA), em parceria com a Eco101.