A chegada do inverno é marcada pelas quedas nas temperaturas e pelos dias mais curtos, mas também pelo aumento de doenças comuns à estação, como rinite, asma e bronquite, por exemplo.
E esse fato está sendo sentido nos Postos de Saúde de Colatina que teve um aumento substancial nas últimas semanas.. Em toda a rede a elevação na procura está sendo em torno de 30%. Esse é um número que poderá crescer no decorrer do inverno, pois com as baixas temperaturas os sintomas da gripe e pneumonia surgem.
Mas, além das doenças respiratórias o aumento na procura pelo (Pronto Atendimento) PA da Santa Casa de Misericórdia e Postos de Saúde, são os casos de Dengue, que neste período do ano tem aumento significativo .
Com a intensificação por parte da população aos pronto atendimentos , a Prefeitura estuda a viabilidade de abrir os Postos de Saúde à noite. O objetivo seria diminuir demandas e proporcionar mais oportunidade às famílias que trabalham ao dia.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do município estão sendo feitas análises com o objetivo de ampliar esse atendimento.
De acordo com médicos alergistas, a mudança no tempo já refletiu no volume de atendimento nos consultórios: um aumento de 30% no número de pacientes que buscam ajuda médica para essas doenças.