O pequeno João Miguel Leão Souza, de 10 anos, foi a primeira criança a receber a dose da vacina contra a dengue no Estado do Espírito Santo. A imunização foi iniciada na manhã desta sexta-feira (23) e aconteceu na Unidade Básica de Saúde, em Morada de Santa Fé, em Cariacica.
Muito tranquilo com a situação, o menino relatou para a reportagem da TV Vitória que mesmo com a pouca idade que tem, entende a importância da vacinação. “Não doeu, isso porque é melhor uma picadinha que salva do que uma que mata”.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Durante a primeira remessa de vacinação, recebida na tarde de quinta-feira (22), o Estado recebeu 58.530 doses, que foram enviadas para 23 municípios. Cariacica recebeu um total de 9.792 doses.
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão aplicados inicialmente em crianças entre 10 e 11 anos.
A partir dessa remessa, a Prefeitura de Cariacica aproveitou para iniciar a vacinação das crianças durante a manhã desta sexta (23). Na Unidade de Morada de Santa Fé, onde João Miguel foi imunizado, a ação aconteceu por livre demanda.
O secretário de Saúde de Cariacica, Cesar Conalgo destacou que a expectativa é vacinar cerca de 9 mil crianças entre a faixa etária. “É só procurar as unidades de saúde, com o cartão de vacinação e ir vacinar o seu filho. Será por vacinação espontânea”.
Unidades Básicas de Saúde vão vacinar ao longo dos dias
Por meio de uma nota, a Prefeitura de Cariacica também informou que as outras 25 Unidades Básicas de Saúde que contam com sala de vacinação, vão iniciar a imunização ao longo dos próximos dias.
Neste sábado (24), a partir das 8h, a vacinação também acontece em Porto Novo, por ocasião da 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, no antigo Campo do América, na Rua São João, em que são disponibilizados vários serviços.
A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, em todas as unidades de saúde onde tem sala de vacinação.
Para ser atendido, o pai ou responsável deve levar a caderneta de vacinação da criança e apresentar um documento de identidade.
LEIA TAMBÉM: Saiba onde tomar vacina contra a dengue com e sem agendamento na Grande Vitória