Saúde

Primeira UPA de Vitória contará com 35 leitos e atendimento 24h

A ordem de serviço será assinada pela prefeitura neste sábado (05). A UPA de Vitória terá dois pavimentos e 10 consultórios

Área_da_UPA_de_Vitória
Área onde será construída a UPA de Vitória. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O projeto da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória começará a sair do papel neste sábado (05). A prefeitura assinará a ordem de serviço em uma solenidade que acontecerá no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde, às 9h.

A empresa vencedora da licitação terá um prazo de 540 dias para conclusão da obra e o município investirá cerca de R$ 24 milhões no prédio que estará localizado na esquina da Avenida Vitória com a Rua Desembargador José Vicente, próximo ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas.

LEIA TAMBÉM:

Estrutura da UPA de Vitória

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o prédio com dois pavimentos e instalações para acessibilidade contará com 10 consultórios e 35 leitos para pacientes em observação, tendo nível de suporte nível 3 (o maior nível para UPAs).

Além disso, serão criadas sala de vacina, sala de curativos, sala de eletrocardiograma, sala de raio X e duas salas de emergência. Também serão realizadas na unidade pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos.

O serviço de atendimento será oferecido 24h, todos os dias da semana e atenderá não só moradores do município.

UPA Vitória
Projeto da 1ª UPA de Vitória. Foto: Divulgação/PMV

Áreas de atendimento

A Semus informou ainda que, inicialmente, a equipe prevista para atendimento será composta, dentre outros profissionais, por médico clínico, médico pediatra, médico cirurgião, dentista, enfermeiro, farmacêutico, com possibilidade de atuação de outras categorias profissionais e especialidades médicas como: psicólogo, cardiologista, ortopedista.

A unidade será voltada para pacientes com quadros de saúde agudos ou crônicos, além de prestar o atendimento inicial de fratura ou pequenas cirurgias. Caso necessário, os pacientes serão encaminhados para atendimento em outras unidades.

Ao lado da Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e hospitais, a UPA irá compor a Rede de Urgência Emergência, com o objetivo de agilizar e desafogar o sistema de saúde da cidade.

Área_da_UPA_de_Vitória
Terreno onde a UPA será construída. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória