Saúde

Primeiras doses da vacina contra dengue chegam ao Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo inicial de aplicação será de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e as primeiras aplicações vão ocorrer em fevereiro

Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

A primeira remessa de vacina contra dengue, cerca de 750 mil doses, chegou ao Brasil neste sábado (20). Uma segunda leva, com 570 mil doses, já está prevista para o mês de fevereiro. 

Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo inicial de aplicação será de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e as primeiras aplicações vão ocorrer em fevereiro.

A escolha do público-alvo, jovens de 10 a 14 anos, se deu porque se trata do grupo com maior quantidade de hospitalizações, atrás somente dos idosos. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entretanto, o imunizante ainda não foi autorizada para este público, apenas para quem tem entre 4 e 60 anos de idade.

O ministério adquiriu 6,4 milhões de doses do fabricante, que serão enviadas até novembro. A previsão é de que cerca de 3,2 milhões de pessoas sejam vacinadas ainda este ano, considerando que a vacina precisa de duas doses, com no mínimo três meses de intervalo entre elas.

“É importante que as vacinas sejam utilizadas de uma forma muito criteriosa, orientada pelos princípios científicos e pelas necessidades de saúde pública”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os imunizantes serão destinados a regiões com municípios de grande porte, com alta transmissão nos últimos dez anos, e população igual ou maior a 100 mil habitantes. A lista das cidades e a estratégia de vacinação serão informadas pela pasta nos próximos dias.

A remessa recebida vai passar pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa e, depois, segue para o INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).

Conhecida como Qdenga, a vacina contra a dengue foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde) no fim do ano passado.

*Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Olhos vermelhos e irritados no verão? Saiba como tratar e evitar

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória