Saúde

Problemas no intestino são graves e podem matar

Patologias são de difícil prevenção e podem ocasionar a morte do paciente quando não diagnosticada precocemente

Foto: Divulgação
Algumas doenças não possuem cura, mas tem diagnóstico precoce e tratamento.

Você já ouviu falar nas doenças do intestino? Elas são facilmente confundidas com a gastroenterite e a intoxicação alimentar, devido a semelhança dos sintomas, porém muito mais graves. Conhecidas como síndrome do intestino irritável, retocolite e doença de crohn, as patologias do intestino têm como sintoma mais comum a diarreia crônica, com duração superior há 30 dias. Essas doenças não possuem cura, mas tem diagnóstico precoce e tratamento, o que garante melhor qualidade de vida ao paciente.

A gastroenterologista do Grupo Meridional, Mariana Pacheco, explica que o alarme para as doenças é realmente o tempo de duração dos sintomas. “Está sentindo desconforto, indo muito ao banheiro e o quadro está demorando a passar, o paciente precisa desconfiar e buscar ajuda. Infelizmente, não temos como prevenir o acometimento da doença, o que pode ser feito é diagnosticar precocemente e evitar as complicações que ela possa gerar.Por isso, quanto antes a pessoa busca ajuda, melhor será o tratamento”.

Segundo a especialista, dor abdominal e diarreia crônica são sinais que precisam de atenção e diagnóstico, porque eles indicam que a pessoa pode estar com algumas das doenças do intestino.

Conheça mais sobre as doenças

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, conhecido popularmente como intestino grosso. Ela se se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon. Além da diarreia, sintomas comuns da doença são sangramento retal e às vezes dor abdominal.

A colite ulcerativa difere de uma outra doença inflamatória intestinal, a doença de crohn, porque afeta apenas o cólon. A inflamação é máxima no reto e estende-se até o cólon de modo contínuo, sem nenhuma área de intestino normal poupada. Já a doença de crohn, pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal, incluindo o intestino delgado, e pode haver áreas de intestino normal entre as áreas de intestino doente, as chamadas áreas “poupadas”.