Voltar a se exercitar depois da maternidade é um grande desafio para muitas mulheres. Além do tempo escasso nesse período da vida, que precisa ser dividido entre as funções com o filho, o trabalho e a casa, a relação com seu novo corpo pode ser complicada.
Roberta Nascimento conhece bem essa realidade. Mãe e personal trainer, a profissional dá treinos específicos para mães há 10 anos e alimenta seu Instagram e canal no Youtube com dicas para as mulheres voltarem aos exercícios depois da gravidez. Ela também já treinou conhecidas personalidades como: Fernanda Gentil, Debora Nascimento, Carol Castro e Juliana Alves.
O foco da profissional é especialmente em movimentos que ajudam a solucionar a diástase, afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que pode acontecer durante a gestação.
Em parceria com o FITPLAY, plataforma online de exercícios físicos com investimento do Grupo Bio Ritmo/Smart Fit, Roberta criou um programa exclusivo para mães. O Mãe Ativa! conta com 18 aulas principais, divididas em dois programas que abordam níveis de dificuldade diferentes.
O primeiro é voltado para mães sedentárias e com crianças pequenas que querem incluir uma atividade física na rotina em busca de bem-estar. Já o Mãe Ativa!2 tem como público-alvo mães com crianças maiores e que buscam resultados no corpo. Ambos oferecem exercícios que podem ser feitos dentro de casa.
Para se encaixarem nas rotinas atarefadas das mães, as aulas duram de 15 a 20 minutos. Cada treino tem ênfase em grupos musculares e objetivos diferentes, buscando trabalhar o corpo de forma global – da definição dos músculos ao relaxamento. “O objetivo é fazer com que a mulher volte à ativa com segurança, priorizando a saúde feminina”, destaca a personal trainer.
Durante as sessões, Roberta se preocupa em dar orientações sobre a realização de cada movimento, para garantir que estão sendo feitos de maneira correta e trabalhando os músculos adequados. Entre as recomendações da profissional estão: manter o abdômen ativo durante a execução dos exercícios, atentar-se à respiração e sempre manter a postura certa.
Além das aulas principais, o FITPLAY disponibiliza alguns treinos especiais, de apenas cinco minutos, com temas específicos para as mães, como exercício aeróbio, ativação abdominal e de assoalho pélvico. “Incentivo que as alunas encontrem o ponto de equilíbrio de forma alegre e natural, sem ultrapassar limites”, explica a professora sobre as aulas.
Por ser mãe, Roberta conhece os desafios na prática, e explica: “O Mãe Ativa! tem uma proposta de treinos mais dinâmicos, que se encaixam no dia a dia agitado de uma mãe que tem várias funções, mas também tem aulas mais tranquilas, para os dias que estamos precisando de uma pausa sem abrir mão de se exercitar”. Outra particularidade do programa é trazer conhecimento para as mamães: pílulas de conteúdo irão tirar dúvidas comuns da relação entre maternidade e atividade física.
Roberta ainda revela que os exercícios são importantíssimos para a reconexão da mulher com ela mesma após ser mãe. “A maternidade causa uma crise de identidade. Ela não reconhece mais o próprio corpo e deixa de ser prioridade. A rotina de exercícios faz com que ela volte a se conectar com um tempo que é só dela”, recomenda a personal trainer.