Saúde

Projeto verão: ainda dá tempo de entrar em forma?

Com uma carga de exercícios bem dimensionada, hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, os resultados chegam

Foto: Divulgação

A estação que mais lembra corpo sarado está chegando. Faltam apenas três meses para o verão, mas quem está acima do peso não precisa desanimar. Ainda dá tempo de perder alguns quilinhos, melhorar o condicionamento físico e ficar em forma para a temporada mais quente do ano.

De acordo com o profissional de educação física Maiky Recke o ideal é que a prática de exercícios faça parte da rotina o ano todo, porque cuidar da saúde deve ser prioridade. Entretanto, sempre é tempo de começar a se exercitar. “Quem quer emagrecer precisa traçar objetivos e metas diárias. Com uma carga de exercícios bem dimensionada, hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, os resultados chegam. Apesar do pouco tempo até o verão, é preciso treinar dentro dos limites do próprio corpo, tendo a saúde e a segurança como prioridade”, afirma.

Escolha um tipo de atividade física que você goste

– Nenhum exercício feito sem prazer se tornará definitivo. Busque por atividades interessantes e que caibam no tempo livre e nas suas preferências.

– Procure sempre se hidratar antes, durante e após os exercícios

– Cerca de 75% do corpo é formado por água. Por isso, é fundamental se hidratar para repor os líquidos e minerais perdidos durante a prática de atividades físicas.

– Use roupas e sapatos adequados: eles influenciam o rendimento durante o treino. É preciso ficar atento porque nem sempre o mesmo calçado serve para todas as atividades físicas. Além disso, as roupas devem ser de tecidos leves, sem adereços, pedrarias ou costuras que possam incomodar.

– Faça uma avaliação médica antes de começar um exercício

– Quem não pratica exercício físico há muito tempo e decidiu voltar à academia por causa do verão precisa ter cuidado redobrado. É essencial fazer uma avaliação médica com cardiologista antes de começar.

– Só malhe com orientação

– Retome a prática de exercícios somente com orientação de um educador físico. Siga a recomendação do profissional, executando corretamente os movimentos e aumentando as cargas ou os esforços sem muita pressa, para evitar lesões e problemas futuros.

– Divirta-se: a melhor forma de manter a prática de exercícios o ano todo é se divertir enquanto malha. Hoje existem muitas opções de atividades. Escolha uma que lhe faz feliz.