Saúde

Própolis: veja benefícios, como tomar e para que serve extrato poderoso

Confira as funcionalidades da mistura poderosa para a defesa do organismo, impactando positivamente a saúde e bem-estar da comunidade

Foto: chandlervid85/Freepik

A substância conhecida como própolis pode ser entendida como uma mistura poderosa para a defesa do organismo, impactando positivamente a saúde e bem-estar da comunidade

De acordo com o artigo “Própolis: atualizações sobre a química e a farmacologia”, publicado pela Revista Brasileira de Farmacognosia, o termo pro significa “em defesa” e polis, “cidade ou comunidade”.

De modo geral, a própolis envolve uma composição variada de acordo com a flora de cada região. “Produzida pelas abelhas a partir de resinas e bálsamos de plantas e troncos, a substância é utilizada com a função de proteger e evitar danos à colmeia. Muitas pessoas conhecem os benefícios do mel enquanto recurso natural e se esquecem de que a própolis também é um aliado poderoso para nossa saúde, com múltiplas propriedades terapêuticas”, destaca o doutor em Tecnologia de Alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“A substância traz diversos compostos, entre eles, os flavonoides, muito conhecidos por combaterem infecções e prevenirem diversas doenças cardiovasculares e degenerativas”, complementa.

A própolis tem sido objeto de diversos estudos farmacológicos que sugerem que a substância age como antibiótico natural, fortalece o sistema imunológico, além de ser antioxidante, anti-inflamatório, cicatrizante, antibacteriano, anestésico e antiviral

Também tem sido associada em tratamentos odontológicos, estando presente em enxaguatórios bucais e cremes dentais para prevenir cáries e tratar gengivites e estomatites.

LEIA TAMBÉM: Chá de banana emagrece 1 kg por dia: veja receita original e benefícios

Segundo o Journal of Diabetes & Metabolic Disorders, revista científica referência em pesquisas relacionadas ao diabetes e distúrbios metabólicos, a substância também é avaliada como potente suplemento alimentar e efetiva na fase de pré-diabetes, por meio da regularização dos níveis de triglicerídeos e aumento do colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”.

A literatura científica diz muito sobre as vantagens desse composto, popularmente conhecido por sua atuação no combate aos resfriados.

• Cenário atual

O outono é uma estação de transição, ou seja, passa da época mais úmida e quente (verão) para o período mais frio e seco (inverno). Por ser marcado por oscilações nas temperaturas em diversas regiões do país, é importante redobrar os cuidados com a saúde ao longo dos próximos meses.

LEIA TAMBÉM: Dieta do “suco de militar” emagrece até 7 kg em 10 dias. Veja receita original

“Sabendo que o tempo frio contribui para a circulação de vírus respiratórios, é importante fortalecer a imunidade nesse período. Para isso, é possível adotar práticas simples como hidratação constante, alimentação equilibrada e uso diário da própolis como estratégia de prevenção”, alerta Cavalcante.

Vale lembrar que os problemas respiratórios também podem incluir bronquite e sinusite, além da gripe comum. Para se ter ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, por ano, a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas.

• Própolis como antiviral

Para todas as faixa-etárias (crianças a partir de 2 anos), a própolis pode ser utilizada como antiviral. De acordo com estudo conduzido por um grupo de pesquisadores ligados a universidades da cidade de Barcelona, na Espanha, a substância é considerada promissora para o tratamento de resfriados.

“O extrato ou spray de própolis contribui para melhorar a imunidade e aliviar a dor de garganta no tempo seco, além de ter propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias muito potentes. Uma boa dica é combinar a substância com o mel, que age como fonte de energia natural, além de ser rico em vitaminas, minerais, enzimas e antioxidantes”, explica Daniel.

LEIA TAMBÉM: Água de açafrão: saiba como fazer chá para limpar intestino e desinchar

Em seu portfólio, a Baldoni oferece extrato de Própolis Silvestre com coloração marrom, proveniente de troncos de árvores, caules e folhas de plantas nativas da vegetação brasileira, e extrato de Própolis Verde, produzida a partir da resina do Alecrim-do-campo, contendo mais de 70 substâncias utilizadas em tratamentos diversos, ambos são indicados para uso farmacológico.

A linha Própion oferece diversas opções de produtos em spray, gotas e cápsulas produzidas com extratos naturais e nova tecnologia que otimiza a absorção dos nutrientes da própolis verde. A marca traz ainda combinações de própolis com Mel e Romã, além de Mel e Gengibre por meio da linha Propco na versão em spray.

EMAGRECE E RELAXA: PARA QUE SERVE A DRENAGEM LINFÁTICA? VEJA BENEFÍCIOS

Foto: Reprodução / Divulgação

Essa técnica, segura e eficaz, pode ser realizada de duas maneiras principais: manualmente, por meio das mãos, e mecanicamente, com o auxílio de aparelhos especializados.

• O que é a drenagem e para que serve?

A drenagem linfática, também chamada apenas de drenagem, consiste em uma técnica que utiliza movimentos suaves sobre o corpo para estimular o sistema linfático.

Embora seja frequentemente associada a uma massagem, é importante destacar que se trata de uma abordagem distinta, com o propósito de ativar mecanismos corporais específicos.

• O que é o sistema linfático?

O sistema linfático faz parte do sistema imunológico e é composto por uma rede de vasos e gânglios responsáveis por transportar a linfa, um fluido que contém glóbulos brancos e outras substâncias essenciais para combater infecções. Quando esse líquido não é corretamente drenado, ocorre o acúmulo, resultando em inchaços, os linfedemas.

• O que é a drenagem no corpo?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a drenagem linfática utiliza técnicas sobre a pele para simular o bombeamento natural, aumentando o volume e a velocidade da linfa.

Isso melhora a circulação e ajuda na remoção de líquidos retidos, reduzindo o inchaço. Amplamente empregada em tratamentos estéticos e pós-operatórios, também contribui para a oxigenação dos tecidos e eliminação de toxinas.

LEIA TAMBÉM: Para que serve água de cravo? Veja benefícios e como fazer chá natural

Além disso, ao estimular a circulação linfática, a drenagem linfática promove uma série de benefícios, como auxílio na cicatrização, redução de hematomas e melhora na saúde geral do corpo.

No entanto, é importante ressaltar que, para indivíduos saudáveis sem linfedema, os efeitos estéticos podem ser limitados.

• Quais são os sintomas de um linfedema?

O linfedema afeta principalmente os braços e as pernas, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo.

Alguns sintomas comuns incluem:

Inchaço em parte ou toda a extremidade afetada, incluindo dedos;
Sensação de peso e desconforto;
Dificuldade de movimentação;
Sensação de aperto ao usar roupas;
Infecções recorrentes;
Endurecimento e espessamento da pele.

LEIA TAMBÉM: Benefícios e malefícios da cúrcuma: veja como fazer shot da “vitamina”