
No início deste mês, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde em Venda Nova do Imigrante. Atingindo o objetivo de pensar, avaliar e planejar a saúde da cidade serrana, o encontro teve como resultado 12 propostas, que têm a intenção de contribuir também com a saúde nacional.
Uma das sugestões que surgiram na Conferência é a instalação de um posto regionalizado do Hemoes para a coleta de doação de sangue devido ao fato de grande parte dos pacientes da cidade serem vítimas de acidentes na BR-262. Assim, a ideia é ampliar a estrutura do Hospital Padre Máximo em uma unidade de coleta e processamento de sangue doado.
As outras sugestões que foram enviados ao Conselho Estadual de Saúde envolvem a orientação da população sobre a função e o objetivo do Conselho Municipal de Saúde, e a separação dos recursos financeiros da saúde de interesses políticos.
A realização da primeira Conferência de Saúde do município serviu também para analisar a saúde atual e apresentar projetos para os moradores. “A administração atual vem incentivando a saúde e buscando melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Saúde da cidade, Antonio Fernando Altoé.
Esta não será a única Conferência de Saúde realizada neste ano. A próxima edição será a 9ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece de 29 de maio a 1º de junho, que pretende reunir todas as propostas discutidas nas conferências municipais, que serão encaminhadas à Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto.