Saúde

Proteja sua pele: verão chega com índices extremos de radiação solar

Quanto mais alto na escala de 1 a 14, maior o risco de danos à pele.

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão é preciso ficar atento aos cuidados a saúde e a pele! Os índices extremos dos raios ultravioletas (quando são maiores do que 11 na escala que mede o nível de radiação solar na Terra) marcam o início deste verão no Espírito Santo. Quanto mais alto na escala de 1 a 14, maior o risco de danos à pele.

Para que ainda não se deu conta, a estação começou no último domingo (22), mês da campanha de prevenção ao câncer de pele, e que já exige cuidados redobrados.

Por conta disso, a dermatologista Juliana Drumond recomenda os tradicionais óculos escuros, chapéus, bastante ingestão de líquidos e, principalmente, o uso de protetor solar com fator maior do que 30.

“Uma pesquisa recente mostrou que 70% dos brasileiros admitem que não usam protetor solar, o que é considerado muito grave. O filtro é indispensável, ainda mais nesta época do ano, para prevenir queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele”, alerta a especialista.

Segundo ela, nem mesmo os adeptos do protetor solar em cápsulas estão dispensados da proteção tópica. “O protetor oral amplia a proteção contra o sol porque age de dentro para fora do organismo, mas é apenas algo complementar, já que ele não tem o poder de barrar a penetração dos raios na pele, como o protetor tradicional faz”, afirma.