O fio dental é um aliado e jamais deve ser esquecido quando o assunto é saúde bucal. Uma questão que muito tem se levantado é sobre qual momento se deve usá-lo: antes ou depois de escovar os dentes?
Um artigo publicado no Journal of Periodontology em 2018 trouxe uma resposta. Um grupo de pesquisadores analisou 25 voluntários, que foram instruídos a escovar os dentes e, posteriormente, usar o fio dental. Em uma segunda fase, eles inverteram a ordem, passando o fio primeiro.
Os autores do trabalharam observaram que a quantidade de placa bacteriana que é acumulada entre os dentes pode ser reduzida quando se faz o uso do fio dental primeiro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com pesquisadores, o fio dental afrouxa as bactérias e os detritos presos que ficam entre os dentes. Assim, a escovação posterior em que há o enxague da boca com água limpa ainda mais essas partículas.
Caso não seja tratada, a doença periodontal pode resultar em inchaço, irritação, retração das gengivas e até mesmo na perda de dentes.
Um dos motivos que geralmente são usados pelas pessoas que não praticam o uso do fio dental é que ele pode provocar o sangramento na gengiva. Mas justamente por essa razão é que ele deve ser utilizado.
Os autores recomendam que sejam realizados mais estudos clínicos sobre o assunto para uma conclusão mais definitiva.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) orienta como deve ser a utilização correta dele:
1. Pegue de 30 cm a 45 cm de fio dental (ou fita dental) e segure-o de forma que você tenha de 3 cm a 4 cm de fio esticado entre as mãos.
2. Deslize o fio dental entre os dentes e na área entre os dentes e as gengivas o mais longe que conseguir.
3. Faça de oito a dez movimentos para cima e para baixo entre cada dente com o fio dental para remover alimentos e placa.
LEIA TAMBÉM: Pacientes com câncer contam com espaço mais humanizado para tratamento
Com informações do Portal R7.