Seios doloridos, dor de cabeça acompanhada de uma cólica infernal, vontade de comer tudo que vê pela frente. A grande maioria das mulheres ama chocolates e, durante a TPM, a vontade de comer um docinho se intensifica. Mas, você sabia que esse desejo tem uma explicação científica?
A vontade de comer um doce tem a ver com os desequilíbrios hormonais que ocorrem quando as mulheres entram no período pré menstrual. Uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do bem estar, da felicidade, do equilíbrio emocional e psicológico. Para produzir este componente, o corpo feminino precisa de uma substância chamada triptofano e ela é encontrada no chocolate. Além disso, os níveis de cortisol aumentam durante o período pré menstrual.
A ginecologista Karina Brum explica que 45% das mulheres apresentam uma compulsão por alimentos açucarados durante o período. “Os compostos do chocolate ou de alguns outros doces satisfazem a vontade delas e as deixam mais calmas durante a fase pré – menstrual. Todos estão vivendo um isolamento social e isso se acentua mais forte nas mulheres que estão de TPM, pois os hormônios já estão todos descontrolados e não poder fazer certas coisas aumenta ainda mais a ansiedade, o que dá mais vontade de comer”, afirma.
A médica ainda explica que a sensação é ótima no primeiro momento, mas depois surge a culpa e todos os sentimentos que não eram para existir voltam. Além do chocolate, ela acrescenta que o consumo de café e álcool também são outros gatilhos para “consolar” a mulher, mas que retém líquido e a sensação de inchaço só aumenta.
Para que as mulheres consigam vencer a batalha contra a dupla TPM e quarentena, a ginecologista preparou algumas dicas infalíveis. A primeira é manter a conversa com familiares e amigos em dia. “Mesmo que não dê para ser presencial e ter o toque, o chat online ou a conversa por telefone já ajuda a acalmar a ansiedade”, completa.
Além disso, um acompanhamento psicológico é indicado. Caso não tenha condições, existem diversas instituições que estão fazendo atendimento voluntário, como é o caso do projeto “Você Não Está Sozinho”, da clínica Atende Mais, que tem o intuito de ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades emocionais nessa época.
A ginecologista pede para que todas as mulheres evitem discussões e desgastes emocionais desnecessários. Outra dica muito importante é a prática de atividades físicas. Existem muitos aplicativos e plataformas que tornam possível fazer em casa. “Liberar endorfina é muito importante neste momento e pode ajudar a diminuir as cólicas, melhorar o funcionamento do intestino, diminuir a ansiedade e melhorar o humor, tudo que é necessário para as mulheres combaterem a dupla TPM e quarentena”, finaliza a ginecologista.