ATUALIZAÇÃO: A reportagem foi atualizada para que pudesse ficar mais claro a proporcionalidade dos internados entre vacinados e não vacinados.
Quase metade dos internados com covid-19 em leitos de enfermaria e de UTI no Espírito Santo são adultos que estão entre os 3,5% da população que ainda não se vacinou contra a doença. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que 47% dos pacientes em estado crítico não se imunizaram.
Em síntese, metade de 3,5% dos não vacinados contra metade de 96,5%, que representam os vacinados, estão internados. Proporcionalmente, o grupo de não vacinados tem tido mais casos de internações do que o de vacinados.
O percentual foi informado pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em um vídeo divulgado para a imprensa na tarde desta quinta-feira (13).
“Os dados apontam que 47% das internações em UTIs e enfermarias no Estado do Espírito Santo são do percentual de 3,5% da população do estado adulta, com mais de 18 anos, que ainda não se vacinou”, declarou.
A reportagem questionou a Sesa sobre os números absolutos relacionados a esses percentuais, mas até o momento não houve retorno. Assim que tivermos uma resposta, a matéria será atualizada.
Nésio fez um apelo para que a população procure se vacinar ou completar o ciclo vacinal, não esquecendo da segunda e da terceira doses. De acordo com o secretário, 450 mil capixabas estão com o esquema vacinal atrasado.
Eles também são fator preocupante, avalia Fernandes. “Porque entre os vacinados, aqueles que estão com o esquema atrasado também representam percentual importante das internações hospitalares”, destacou.
“Vacine-se o quanto antes porque as vacinas são seguras, eficazes. Elas irão reduzir os riscos de internações e óbitos em todos aqueles que se vacinarem com esquema completo”, reforçou.
“Se considerarmos o percentual da população com menos de 60 anos, temos 75% da população com mais de 18 anos ocupando os leitos de internação em enfermaria e UTI”, disse o secretário.
Segundo dados do Painel Covid-19, atualizados na quarta-feira (12), o Espírito Santo tem 74,16% dos leitos de enfermaria e UTI ocupados por pacientes. Isso representa 462 dos 623 leitos disponíveis.