Saúde

Sophia Loren: quais os riscos da queda de idosos, por que acontecem e como evitar

Após cair no banheiro da casa onde mora na Suíça, a atriz italiana sofreu várias fraturas e precisou ser operada. Especialista dá dicas para evitar tombos

Foto: Divulgação / Pexels @Foto de Centre for Ageing Better

Neste domingo (24), a atriz italiana Sophia Loren, de 89 anos, caiu em casa, na Suíça, e precisou passar por uma cirurgia de emergência após o diagnóstico de múltiplas fraturas, inclusive no fêmur. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Um outro caso foi o do ex-presidente José Sarney, de 93 anos, que sofreu uma queda após de tropeçar dentro de casa, precisando, inclusive, ser internado. 

Já em janeiro desse ano, a aposentada Maria Lourenço Soares, moradora de Vila Prudêncio, em Cariacica, caiu ao levantar durante a madrugada para beber água. Sonolenta e sob efeito de medicações, a idosa perdeu o equilíbrio, caiu e fraturou a mão esquerda.

“A minha perna bambeou, não sei se foi o joelho que deslocou, aí eu caí no chão. Quando eu acordei de manhã cedo, às 5h, não podia nem mexer na minha mão esquerda. Quebradíssima. Ainda dói muito, sinto incômodos e dores diariamente”, contou.

Casos como o de Sophia Loren, José Sarney e da aposentada se somam a milhares de outros ao redor do mundo. Para se ter um ideia, somente no Espírito Santo, número de internações de idosos por causa de tombos aumentou quase 50% em cinco anos. 

Cerca de 4.500 idosos foram hospitalizados no Estado somente no ano passado em decorrência de quedas.

O fato é que a terceira idade traz com ela uma série de obstáculos a serem vencidos todos os dias pelos idosos. Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde preocupam: a terceira causa de morte entre os idosos no Brasil são as quedas.

Segundo o médico geriatra Rafael Costa, em entrevista à TV Vitória, além das sequelas muitas vezes deixadas pelo incidente, são as internações que preocupam. 

“A queda pode trazer os malefícios dela, que são justamente as fraturas de quadril e de fêmur. Aí o idoso é internado e durante a internação acaba pegando uma infecção, se torna mais debilitado, fica mais frágil e tem uma dificuldade maior. E acaba indo a óbito por complicações por complicações da queda, não necessariamente o tombo em si”, explica.

Idosos: como evitar as quedas?

Fortalecer os músculos com a prática de esportes e adotar uma alimentação balanceada, contribuindo para o controle do peso estão entre as ferramentas indispensáveis para prevenir as quedas.

Além disso, evitar levantar da cama após o uso de remédios que provoquem sonolência e usar calçados adequados que reduzam o risco de escorregar e tropeçar ajuda a prevenir os tombos.

“Musculação, pilates e tai-chi-chuan são algumas opções que ajudam a trabalhar o fortalecimento da musculatura. E também o equilíbrio, o que propicia ao paciente ter uma maior segurança e uma maior prevenção de quedas”, completa o geriatra.

O Ministério da Saúde listou uma série de cuidados que devem ser adotados em vários cômodos da residência de um idoso. Veja as orientações do MS:

QUARTO

* Coloque lâmpada/lanterna e telefone perto da cama;

* Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, assim como iluminação interna para ajudar na visualização dos pertences;

* Dentro do armário, arrume as roupas em lugares de fácil acesso, evitando os locais mais altos;

* Substitua lençóis e acolchoado por produtos feitos por materiais não escorregadios, como por exemplo, algodão e lã;

* Não deixe o chão do quarto bagunçado.

SALA E CORREDORES

* Organize os móveis de maneira que tenha um caminho livre para passar;

* Instale interruptores de luz na entrada das dependências para que não seja necessário andar no escuro;

* Mantenha fios de telefone, elétricos e de ampliação fora das áreas de trânsito; nunca debaixo de tapetes;

* Nas áreas livres, coloque tapetes com as duas faces adesivas ou com a parte debaixo não deslizante;

* Não sente em cadeira ou sofás baixos, porque o grau de dificuldade exigido para se levantar é maior. Além disso, estes devem ser confortáveis e com braços;

* Remova peitoril de porta maior que 1,3 m.

COZINHA

* Remova os tapetes que promovem escorregões;

* Limpe imediatamente qualquer líquido, gordura ou comida que tenham sido derrubados no chão;

* Armazene a comida, a louça e demais acessórios culinários em locais de fácil alcance;

* As estantes devem estar bem presas à parede e ao chão para permitir o apoio quando necessário;

* Não suba em cadeiras ou caixas para alcançar os armários que estão no alto;

* A bancada da pia deve ter de 80 a 90 cm do chão para permitir uma posição mais confortável ao se trabalhar.

ESCADA

* Interruptores de luz devem estar instalados tanto na parte inferior quanto na parte superior da escada. Outra opção é instalar detectores de movimento que podem fornecer iluminação automaticamente;

* A escada deve estar iluminada do princípio até o fim;

* Mantenha uma lanterna guardada em algum lugar próximo, em caso de apagão;

* Remova os tapetes que estejam no início ou fim da escada;

* No caso de carpete fixo, selecione aquele que tenha cor sólida (sem desenhos ou muitas formas) para que seja possível visualizar claramente as bordas dos degraus;

* Coloque tiras adesivas antiderrapantes em cada borda dos degraus;

* Instale corrimões por toda a extensão da escada, em ambos os lados. Eles devem estar em uma altura de 76 cm acima dos degraus.

BANHEIRO

* Coloque um tapete antiderrapante ao lado da banheira ou do box para sua segurança na entrada e saída;

* Use tiras antiderrapantes dentro da banheira ou no chão do box;

* Instale barras de apoio nas paredes do banheiro;

* Duchas móveis são mais adequadas;

* Mantenha algum tipo de iluminação durante a noite;

* Substitua as paredes de vidro do box por um material não deslizante;

* Ao tomar banho, utilize uma cadeira de plástico firme com cerca de 40 cm, caso não consiga se abaixar até o chão ou se sinta instável.

LEIA TAMBÉM: Engasgo pode matar! Veja vídeo e saiba como socorrer vítimas