Saúde

'Quer emagrecer? Coma de tudo, até mesmo carboidrato', diz Marcio Atalla em palestra no ES

Especialista que é contra às dietas restritivas diz que o segredo para uma perda de peso 'sustentável' é alinhar hábitos saudáveis, como exercício e alimentação balanceada, em palestra de comemoração aos 78 anos da Buaiz Alimentos

Foto: Camila Baptistin
Marcio Atalla durante a Palestra Vida em Movimento, em comemoração aos 78 anos da Buaiz Alimentos. 

Muitas pessoas acreditam que para emagrecer é necessário retirar inúmeros alimentos do cardápio, principalmente, o carboidrato. Contudo, o educador físico e especialista em nutrição, Marcio Atalla, diz que o segredo para perder peso de forma saudável é descomplicar a alimentação e praticar atividades físicas regulares. 

“Não existe um alimento vilão ou um bonzinho, a questão é a quantidade, tudo em excesso faz mal. É comum você escutar alguém dizer que o glúten não faz bem, não é verdade, o equilíbrio é a palavra-chave. Inúmeras pesquisas mostram que dietas com restrição de carboidrato, por exemplo, são efetivas apenas a curto prazo”, disse o especialista.

Atalla faz um alerta para um grande vilão causador da obesidade, o sedentarismo. “Este é um mal do século, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% dos brasileiros em idade adulta não se exercitam o suficiente. O estilo de vida atual faz com que as pessoas pratiquem pouca atividade física, ou até mesmo, não encontrem tempo para realizá-las. Pior do que uma pessoa sobrepeso ativa é um magro sedentário”, destacou.

Ranking das principais doenças que acometem a população 

– Doenças cardiovasculares;

– Câncer;

– Diabetes;

– Depressão e ansiedade.

De acordo com o especialista, 40% dos casos poderiam ser evitados com a prática de atividade física regular (30 minutos, 5 vezes por semana). Por isso, o sedentarismo é um grande fator de risco. “A população vai ficando cada vez mais sedentária com o passar do tempo. Basta analisarmos os dados históricos. No ano de 1989, às pessoas davam cerca de 10 mil passos por dia, hoje em dia, este número caiu para 2500 passos diários. 

Alimentação 

Foto: Larissa Agnez
Marcio Atalla fala sobre alimentação saudável em palestra. 

O que é comer bem? De acordo com Atalla é comer em menor quantidade. Pesquisas mostram que países com maior longevidade (vivem mais), a quantidade de calorias consumidas é de 10% a 15% menor que a média mundial. 

Atalla lembra que os carboidratos são muito importantes na alimentação. “São eles que fornecem energia para o cérebro e quase 80% do combustível do nosso coração. É um nutriente muito importante para o organismo. O que faz ou não engordar é a quantidade de calorias ingeridas. O ideal é ter um consumo de carboidrato fracionado ao longo do dia e associado a um estilo de vida ativo e saudável”. 

O educador físico comenta que é possível comer de tudo. O problema não é o alimento, mas sim o hábito alimentar. Segundo ele, é possível ser saudável comendo pão todos os dias, um pouco de chocolate todos os dias. “Manter a boa forma tem a ver com o estilo de vida: com quanta energia gastamos por dia e com quanto consumimos de cada alimento. Não há nenhum problema em consumir pão ou massa todos os dias. Mas é preciso, sim, levar em conta a quantidade ingerida, e essa quantidade deve estar atrelada ao seu estilo de vida”. 

Como tornar a prática de atividade física um hábito? 

Neurocientistas afirmam que há dois segredos para o exercício se tornar um hábito: não se preocupar, inicialmente, com intensidade e complexidade da atividade, mas sim com regularidade. “É preciso mantê-lo, pelo menos cinco vezes na semana, por três meses. Então escolha algo que você consiga fazer com essa frequência, sempre no mesmo horário. Pode ser dançar em casa por cerca de dez minutos depois do trabalho”, disse Atalla.

A segunda maneira é trabalhar com ciclo anseio-recompensa. “É se premiar a cada vez que cumpre uma tarefa, com algo que você goste, que te faça feliz. Um passeio de fim de semana… se for comida ou bebida, que seja em porções pequenas”, alertou o especialista. 

Comemoração 78 anos Buaiz Alimentos 

Foto: Larissa Agnez

O educador físico Marcio Atalla participou na manhã desta quarta-feira (30), da comemoração dos 78 da Buaiz Alimentos, realizada no Cinemark, no Shopping Vitória. A empresa também aproveitou a data para anunciar parceria de consultoria e certificação internacional na área de gestão de pessoas e para lançar campanha do Café Numero Um.

“As conquistas e as novidades reforçam como a empresa atua aliando a experiência e a solidez acumuladas em mais de sete décadas de trajetória, com o vigor e a inovação que o mercado exige”, afirma a diretora geral da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz.