
Nesta quinta-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data tem o objetivo de intensificar as ações de sensibilização sobre os prejuízos econômicos, ambientais e sociais causados pelo cigarro. Em Cachoeiro, é oferecido apoio clínico gratuito ao fumante que deseja deixar o vício.
Para ter acesso ao tratamento, basta ir a uma das unidades básicas do município ou ao Centro de Saúde Bolívar de Abreu, que funcionam de 7h às 16h, e marcar uma consulta para a avaliação clínica com enfermeiro. Também é possível agendar esse atendimento pelo site.
Depois da avaliação, o paciente passa a integrar o programa e conta com atendimento coletivo ou individual, além de participar de grupos de apoio e palestras que abordam a temática.
“O tabagismo é a causa de uma série de problemas de saúde e de prejuízos ao bem-estar tanto de fumantes quanto de não fumantes. Por isso, é fundamental promovermos políticas que auxiliem no combate a esse vício”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Caso necessite, o paciente ainda terá acesso a medicamentos recomendados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), como adesivos de nicotina, goma de mascar e Bupropiona, de acordo com o grau de dependência de nicotina, identificado por meio do Teste de Fagerstron.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o atendimento oferecido é eficaz e que já auxiliou muitos participantes a deixarem o cigarro, que é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, além de ser motivo de risco para mais de 51 doenças, que incluem o câncer e o enfisema pulmonar.