Todo mundo sabe que é preciso proteger a pele dos danos causados pelo sol, mas os cabelos também precisam de cuidados especiais. Assim como penetram na pele, os raios UVA e UVB também penetram nas madeixas e causam danos na composição estrutural dos cabelos, provocando oxidação, o que deixa o fio mais claro.
Porém, engana-se quem pensa que é algo positivo pelo cabelo estar sendo clareado “naturalmente”. Na verdade isso significa que o fio perdeu sua proteção contra a luz. O sol também causa alterações na queratina e nas ceramidas, que unem as cutículas dos cabelos, deixando os cabelos ásperos, sem brilho, frágeis e quebradiços.
A farmacêutica tricologista Cristal Bastos, lista uma série de cuidados que ajudam a proteger o fio dos danos causados pelo sol.
Proteção solar
Assim como a pele, os fios precisam de proteção solar, pois a radiação solar resseca e fragiliza as madeixas e altera a cor: os vermelhos podem ficar alaranjados; e os castanhos ganham mechas amareladas. Por isso, é interessante investir em produtos com filtro solar. “Também é interessante adotar barreiras contra a luz, usando chapéus de aba larga, lenços e se protegendo embaixo do guarda-sol”, esclarece a especialista.
Fazer hidratação semanal
Para quem se expôs muito ao sol e teve o cabelo danificado, uma dica é fazer hidratação semanal em casa ou em salões e clínicas especializadas. Ela é fundamental para devolver a umidade aos fios e pode ser feita uma vez por semana. É interessante investir em produtos naturais, com óleos essenciais e vegetais, que protegem e tratam as madeixas, com componentes hidratantes.
Tirar o sal e cloro dos cabelos
Deixar o cabelo secar com água do mar ou da piscina também não é recomendado. O cloro danifica a cutícula, tornando o cabelo quebradiço, e o sal da água do mar resseca. A dica é sempre lavar o cabelo com água do chuveiro ou com água mineral após um mergulho.
Não lavar os fios mais de uma vez por dia
Nesta época é comum lavar os cabelos mais de uma vez ao dia, mas não é o correto: não há tempo suficiente para o couro cabeludo secar antes da próxima lavagem, e a umidade pode gerar ou agravar quadros de dermatite e até infecções por fungos. Se for o caso, recorra ao uso do secador com uma temperatura amena.
Cabelos verdes
As loiras costumam ficar com os cabelos esverdeados por conta do cobre, e não do cloro, usado nos produtos de limpeza da piscina. Uma dica é usar cosméticos próprios de proteção e shampoos matizadores ou anti-resíduos (porém, uma vez por semana, nunca mais do que isso).