Vaidade e insatisfação são dois dos motivos que tem elevado a taxa de realização de cirurgia plástica no Brasil e os jovens brasileiros são os que mais procuram por procedimentos estéticos. O Brasil ultrapassou os Estados Unidos neste quesito, mesmo com o país norte-americano registrando praticamente o dobro da população, de acordo com as estatísticas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Nos Estados Unidos, 4% dos pacientes que se submetem à cirurgia estética são adolescentes. Só em 2017 foram realizadas cerca de 66 mil cirurgias estéticas; no Brasil, este número já chegou a 90 mil, o que faz com que o País lidere o ranking desse tipo de cirurgia.
Motivos:
A adolescência é uma fase complicada, pela transição da infância para a fase adulta, o que faz com que os jovens sofram com as mudanças corporais e psíquicas. Alguns desses jovens não aceitam essas mudanças e isso, somado muitas vezes à obesidade, acaba afetando a autoestima.
“Muitos jovens procuram cirurgia principalmente para a realização de implante de silicone, redução das mamas; otoplastia, que é a correção das orelhas e rinoplastia, que é a correção no nariz. Essas são as principais queixas deles nos consultórios médicos”, disse o cirurgião plástico, Adriano Batistuta.
“Os jovens de hoje são muito conectados à internet e estão expostos diariamente a chamada ditadura da beleza. Isso gera nos jovens o desejo de ter um corpo mais bonito, um corpo perfeito e é aí que surge a ideia de procurar à cirurgia plástica”, completou ele.
“Outro fator que os fazem procurar, juntamente com seus pais, os consultórios médicos são os bullings sofridos. Esse fator leva jovens e adolescentes a realizarem a primeira cirurgia cada vez mais cedo”, disse o médico.
Ranking das cirurgias plásticas mais procuradas:
– Correção do nariz;
– Orelha;
– Redução e aumento dos seios.