Saúde

Reforce os cuidados nesse verão para evitar doenças tropicais

A atenção é redobrada para os idosos, crianças menores de 2 anos de idade, pessoas com comorbidades (ocorrência simultânea de duas ou mais doenças) e gestantes estão mais vulneráveis a desenvolver formas graves dessas doenças.

Foto: Divulgação / Pexel

Neste verão ocorre o maior número de doenças tropicais como dengue, zika, chikungunia e febre amarela que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Durante esse período é preciso ter cuidados maiores de prevenção, para eliminação de focos do mosquito em domicílios. 

A atenção é redobrada para os idosos, crianças menores de 2 anos de idade, pessoas com comorbidades (ocorrência simultânea de duas ou mais doenças) e gestantes estão mais vulneráveis a desenvolver formas graves dessas doenças. 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, orienta que em caso perceba alguns desses sintomas (náuseas; vômito; dores nos músculos, nas articulações, nos olhos e na cabeça; manchas vermelhas na pele; febre; diarreia; conjuntivite; hemorragias; dentre outros) procure um serviço médico mais próximo. 

Cuidados e prevenção

As ações preventivas precisam se tornar um hábito e exige uma mudança de comportamento, durante todo ano. 

A primeira orientação é eleger um dia da semana para vistoriar se há focos de mosquitos no quintal e na residência, isso porque 80% dos focos estão dentro das casas. 

Tomando os seguintes cuidados: 

– Manter caixas d’água bem vedadas;

– Limpar as calhas, retirando folhas e objetos acumulados;

– Manter galões, toneis, poços e tambores bem vedados;

– Guardar pneus, plásticos ou qualquer outro objeto que possa acumular água em local coberto, protegido contra a entrada de água;

– Guardar garrafas e tampinhas viradas para baixo;

– Manter ralos limpos e vedados;

– Manter as bandejas de ar condicionado limpas e sem água;

– Limpar o recipiente do motor da geladeira;

– Eliminar os pratos dos vasos de planta ou enchê-los com areia;

– Manter o vaso sanitário fechado (especialmente quando viajar);

– Tratar a água da piscina regularmente;

– Antes de viajar, verifique se no quintal ou na residência existem recipientes que possam acumular água e eliminá-los ou colocá-los em área coberta e protegidos contra a entrada de água;

– Quando possível, utilizar repelentes, roupas claras e compridas (camisa de manga e calça comprida), principalmente se for visitar áreas onde é conhecido o elevado número de ocorrência de dengue, zika e chikungunya.