O Espírito Santo teve, ao todo, 13 notificações de coronavírus e apenas um paciente era do Norte do estado. A informação foi confirmada pelo sexto boletim de Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
No dia 27 de fevereiro, um jovem de 25 anos, morador de Aracruz, na região Norte, foi notificado como o segundo paciente com a suspeita da doença no estado. Ele havia chegado de Singapura, na Ásia, com febre e coriza.
Esse foi o único caso na região notificado pela Sesa. E, de acordo com o boletim da secretaria, o paciente passou por exames que descartaram a infecção por coronavírus.
As outras 12 notificações da doença são da região Metropolitana (10) e Central (2). Segundo a Sesa, oito casos, em todo o Espírito Santo, foram descartados. Ainda há cinco casos de coronavírus, de moradores da Grande Vitória, em investigação no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Prevenção
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e secreção que se espalham pelo ambiente. Por isso, são necessários alguns cuidados com a higiene pessoal, os mesmos que afastam o risco de gripe e outras doenças respiratórias.
– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.