Saúde

Regiões atingidas por enchente em Cachoeiro terão vacinação contra hepatite

O público-alvo dessa ação emergencial é a população acima de sete anos de idade residente nas áreas afetadas. Crianças de cinco a sete anos ainda não imunizadas também serão contempladas

Foto: Márcia Leal/PMCI

As comunidades de Cachoeiro de Itapemirim atingidas pela enchente do último fim de semana receberão ação especial de vacinação contra hepatite A, doença transmitida por meio de água e alimentos contaminados.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia o atendimento por Pacotuba, na próxima sexta-feira (31), e será das 7h às 16h, na unidade básica de saúde do distrito.

Na próxima semana, serão atendidos, nas unidades de saúde ou pontos de apoio locais, os moradores dos distritos de Coutinho e Conduru e das localidades de Monte Verde e Cachoeira Alta, no distrito de São Vicente.

Mulheres que estão amamentando e as grávidas não devem tomar a vacina sem terem orientações médicas. A dose também é contraindicada para as pessoas que apresentarem histórico de reação alérgica a algum dos componentes da vacina.

“É muito importante que os munícipes atingidos pelas inundações compareçam à vacinação. É uma ação de prevenção, e precisamos tomar todos os cuidados necessários para superar essa situação tão difícil”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Nos próximos dias, a Semus divulgará os bairros da cidade que serão abrangidas pela ação de vacinação contra hepatite A.

O vírus da hepatite A é adquirido por via oral através da água ou alimentos contaminados. Ele agride diretamente o fígado e causa uma doença aguda. Além da vacina, outras medidas simples auxiliam na prevenção, como: lavagem adequada das mãos antes e após as refeições, de frutas, legumes e hortaliças antes do consumo, e ingestão de água potável de boa qualidade ou água filtrada e fervida.