Saúde

"Superalimentos": pesquisa revela quais alimentos mais saudáveis do mundo

Estudo analisou os nutrientes presentes em 47 alimentos e estabeleceu uma classificação de densidade nutricional

Foto: Reprodução/ Pexels

Uma pesquisa da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, analisou a densidade nutricional de alguns alimentos. O estudo conduzido pela professora Jennifer Di Noia apontou quais são as frutas, legumes e verduras mais saudáveis.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os pesquisadores estabeleceram uma classificação de densidade nutricional de alimentos. Para isso, consideraram a presença de 17 nutrientes essenciais, como potássio, fibra, proteína e vitaminas, a cada 100 calorias de verduras cruas, já que o preparo pode alterar os nutrientes.

Os alimentos foram classificados em uma lista. Os que receberam 10 ou mais pontos foram listados como “Powerhouse Fruits and Vegetables”, as chamadas frutas e vegetais poderosos.

LEIA TAMBÉM: Exagerou nas festas de fim de ano? 5 passos para retomar a rotina saudável

Os itens dos grupos de crucíferas e de folhas verdes tiveram os melhores desempenhos, enquanto os itens pertencentes aos grupos amarelo/laranja (cenoura, tomate, abóbora, batata-doce), allium (cebolinha, alho-poró), cítricos (limão, laranja, lima, toranja) e frutas vermelhas (morango, amora) ficaram mais baixo no ranking.

Dos 47 alimentos analisados, apenas seis não atenderam ao critério de potência. Foram eles: framboesa, tangerina, cranberry, alho, cebola e mirtilo.

LEIA TAMBÉM: Verão: saiba como cuidar da pele nos dias de calor e usar o protetor solar

Quais são os “superalimentos” para dieta? 

Abaixo você confere os dez alimentos analisados apontados pela pesquisa como os mais ricos em nutrientes: 

Agrião
Repolho chinês
Acelga
Folha de beterraba
Espinafre
Chicória
Alface
Salsinha
Alface-romana
Couve

Qual o benefício desses alimentos?

O agrião, item que lidera a lista, fornece cerca de 100% dos nutrientes necessários para uma dieta diária de 100 calorias. Ele é rico em vitamina C e A, além de possuir ferro, potássio, magnésio, cálcio e componentes antioxidantes.

Em seguida, aparece o repolho chinês, fonte de vitamina B9, vitaminas A e C e cálcio. Os itens que vem a seguir no ranking também são ricos em vitamina B e C.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.