Saúde

Rinite e asma podem causar alergia ocular: entenda o motivo

Médicos oftalmologistas alertam que, com o aumento de alergias e sintomas respiratórios no outono, aumentam os casos de alergia ocular

Especialistas explicam que rinite, asma e outras alergias podem estar ligados à alergia ocular. Foto: Freepik
Especialistas explicam que rinite, asma e outras alergias podem estar ligados à alergia ocular. Foto: Freepik

O outono começou no último dia 20 e traz consigo um aumento de doenças respiratórias. Nesta estação do ano, rinite, crises de asma e dermatite atópica se tornam mais frequentes. O que muita gente não sabe é que os quadros alérgicos podem levar a outro: a alergia ocular.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia.

Isso pode influenciar nos casos de alergia nos olhos, que, apesar de ter sintomas leves, interfere nas atividades rotineiras se não tratada.

LEIA TAMBÉM:

Unimed Vitória terá pronto atendimento próprio em Cariacica

Entre quatro paredes: o que a série “Adolescência” nos ensina sobre nossos filhos

O que comer aos 40 anos para envelhecer com saúde

Alergia ocular e os fatores ambientais

Segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Pedro Trés Vieira Gomes, a alergia ocular é causada por predisposição genética associada a fatores ambientais como alimentação cada vez mais industrializada, poluição e contato frequente com alérgenos, como poeira.

A alergia ocular pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, mas crianças atópicas desenvolvam quadros com mais frequência ao longo da infância e adolescência. A tendência é melhorar com o passar dos anos, mas sempre é preciso acompanhar quando as alergias são crônicas e frequentes, orienta o médico.

Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) indicam que a alergia ocular, associada ou não aos quadros alérgicos, atinge de 15 a 28% das crianças e adolescentes no Brasil.

Sintomas oculares em crianças com asma

Além disso, cerca de 44% das crianças e adolescentes até os 14 anos com asma apresentam sintomas oculares, mas apenas um terço recebe o diagnóstico de alergia ocular.

Segundo a oftalmologista Hedwiges Soares, do Centro Oftalmológico de Vitória, as alergias estão relacionadas.

O paciente alérgico é alérgico como um todo. A alergia ocular é uma das manifestações do alérgico. Por isso, às vezes é necessário um tratamento sistêmico, explica a médica.

Rinite e sinusite: aumento de produção de substâncias inflamatórias

Pedro Gomes ainda observa que a inflamação causada pela rinite e pela sinusite pode levar ao aumento da produção de substâncias inflamatórias, que irritam os olhos e desencadeiam sintomas alérgicos.

O contato com os agentes alérgenos que provocam a rinite também podem desencadear a conjuntivite alérgica e intensificar o desconforto nos olhos.

O médico alerta que os pais devem ficar atentos aos sintomas persistentes. Muitos pais costumam acreditar que coçar os olhos é apenas um hábito das crianças, mas na verdade pode indicar uma alergia ocular.

Os sintomas podem ser coceira, irritação, lacrimejamento, vermelhidão, inchaço nas pálpebras, acúmulo de secreção nos olhos e sensação de corpo estranho.

Na maioria dos casos, os sintomas são leves, levando a uma conjuntivite alérgica. Mas é importante ter um acompanhamento médico para que o caso não se torne persistente e leve a complicações mais graves.

Caso não tratada adequadamente, o paciente corre o risco de causar infecções, inflamações, úlceras oculares, ceratite e o principal, devido a coceira, pode levar alguns pacientes a deformidade da córnea e evoluir para um ceratocone. A negligência pode levar até a distúrbio visuais permanentes.

Para melhorar o quadro, além de evitar contato com os alérgenos que podem desencadeá-lo, é preciso entrar com tratamento medicamentoso indicado por oftalmologista.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).