
Os órgãos de um paciente vão cinco salvar vidas, na fila do transplante, no Espírito Santo e fora do Estado. Durante a noite de sábado (5), fígado, rins e córneas foram captados após a doação da família de um paciente que estava na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia, a vítima deu entrada no hospital e, embora tenha recebido toda a assistência médica, não resistiu.
Leia também:
> Rinite e asma podem causar alergia ocular: entenda o motivo
> Nevoeiro cerebral: como lidar com o sintoma comum na menopausa
> Primeira UPA de Vitória contará com 35 leitos e atendimento 24h
Diante da situação, o fígado e as córneas serão destinados a pacientes que aguardam por um transplante no próprio estado. Já os rins foram levados para São Paulo.
Segundo a Santa Casa, a captação dos órgãos ocorre somente após a constatação de morte encefálica, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.
Esse diagnóstico é realizado por uma equipe profissional, por meio de exames de imagem, exames clínicos e laboratoriais, descreveu o órgão.
A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Beatriz Colodetti, destaca a importância de a pessoa comunicar à família, em vida, o desejo de ser doadora. “É a família que vai autorizar a doação. Por isso, é importante deixá-la avisada”.