Saúde

Cirurgia das rugas é uma das mais procuradas por mulheres acima dos 45 anos

O lifting facial é procurado por pessoas que apresentam rugas mais profundas, flacidez, bigode chinês e perda do tônus muscular.

Foto: Divulgação

Quem nunca sonhou em ter uma pele bonita, jovem e livre de linhas de expressão e rugas? A ritidoplastia, mais conhecida como lifting facial promete reposicionar as estruturas da face, eliminando a flacidez e a pele excessiva. A cirurgia é uma das mais procuradas por mulheres a partir dos 45 anos.

De acordo com o cirurgião plástico Filipe Canal, a técnica melhora os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e também no pescoço. “Papada, pele frouxa, excesso de depósitos de gordura sob o queixo e mandíbula e flacidez no terço médio da face são tratadas durante a cirurgia”, afirma.

O lifting facial é procurado por pessoas que apresentam rugas mais profundas, flacidez (em decorrência da idade ou de grandes perdas de peso), bigode chinês, perda do tônus muscular e quando há perda de contorno na região da mandíbula. Segundo Filipe, normalmente essas pessoas já realizaram procedimentos menos invasivos, porém não ficaram satisfeitas com o resultado. Daí a procura pela cirurgia.

Durante o procedimento, são feitos cortes que permitem que o cirurgião tracione a pele, remodelando os tecidos abaixo dela. O especialista explica que a musculatura é restaurada e em seguida a pele em excesso é retirada. O cirurgião alerta sobre a importância de procurar um profissional capacitado para realizar a operação. “A plástica facial é um procedimento delicado, dura em média 4 horas e deve ser feita em hospital, onde há uma infraestrutura adequada para atender a algum eventual problema durante ou após a cirurgia” disse.

O cirurgião comenta que a recuperação da cirurgia facial costuma ser lenta, mas a partir de duas ou três semanas já é possível observar uma melhora na aparência, com menos flacidez e menos rugas.