Saúde

Atleta de fim de semana? Aprenda a proteger a coluna durante a prática de exercícios

Para evitar dores posteriores é fundamental fortalecer os músculos das costas, abdômen e manter a postura adequada ao longo da atividade

Foto: Divulgação
É extremamente importante ficar atento à quantidade de carga e ao movimento que está sendo executado.

A famosa lombalgia, conhecida também como “dor na região lombar”, atrapalha a vida de muitas pessoas ao longo do dia e também durante a prática de exercícios físicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em cada dez pessoas, oito sentem incômodos na coluna ao se exercitar. Para reduzir esses desconfortos, o segredo é apostar no fortalecimento dos músculos das costas e abdômen e manter a postura adequada ao longo da realização da atividade.

Segundo o professor de Educação Física, Maiky Recke, se a prática da musculação não for bem orientada por um profissional, pode causar desde lesões leves até sérios desgastes nos discos intervertebrais (coluna), gerando fortes dores. Por isso, o primeiro passo é preparar o corpo com o devido aquecimento dos músculos. “Uma caminhada de dez a quinze minutos, geralmente, é suficiente para aquecer o corpo para o treino mais puxado”, indica Maiky.

O professor explica que erros de postura, tanto no dia a dia quanto na hora da atividade física, também estão na lista dos vilões quando o assunto é dor na coluna. “É extremamente importante ficar atento à quantidade de carga e ao movimento que está sendo executado. Para preservação da coluna nunca se deve pegar mais peso do que se está preparado. Além disso, vale ficar atento à ergonomia do local de trabalho, à forma como se senta, dorme, carrega bolsa, entre outros aspectos”, comenta.

Para fechar o treino com chave de ouro, Maiky reforça que o alongamento não pode ser negligenciado depois do treino: “A flexibilidade melhora a postura e reduz a tensão e as dores do corpo”, completa.