Saúde

Saiba como fatores emocionais podem causar disfunção erétil

Quando o problema acomete homens jovens é a causa é quase sempre de origem emocional, revela especialista

Foto: Divulgação
Cerca de 59% dos homens já tiveram problema de ereção.

O desempenho sexual é um dos aspectos com importante contribuição para o bem-estar psicológico dos homens. A impotência sexual pode ter razões físicas, mas a principal causa da disfunção erétil envolve fatores emocionais. Recentemente, o assunto ganhou as telas da televisão com a suposta “brochada” de Daniel no “BBB 20”. O ator de 22 anos não conseguiu manter o clima debaixo do edredom com a médica Marcela.

Segundo a psicóloga Juliana Gebrim, a ansiedade é a causa emocional que mais bloqueia o mecanismo da ereção. Ela explica que existe também uma situação comum que pode afetar a ereção, principalmente em relações sexuais casuais, conhecida como “ansiedade de performance”, ou medo de falhar. “O homem pode ter medo de falhar mais de uma vez ou se sentir inibido quando se relaciona com alguém que desperte atenção especial. A falta de controle ejaculatório também pode ser responsável pelo problema”, explica.

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em 2014, com 1.506 pessoas entre 40 e 69 anos, mostra que 59% dos homens já tiveram problema de ereção. Desses, 12% convivem com a dificuldade de forma recorrente. Além de abalar a autoestima, a disfunção erétil pode ser o primeiro sinal para outras doenças do sistema circulatório.

A especialista ressalta que a autoestima do homem também pode ser afetada por esta impotência ocasional, podendo conduzi-lo à ansiedade e à inibição de reflexos sexuais. “O medo de ejacular muito rápido, de não dar prazer à parceira e de não conseguir a penetração que considera ideal também podem prejudicar. Muitas vezes, o homem cria uma ansiedade tão grande que faz ele não conseguir atingir a ereção durante o ato sexual”, diz.