Apostar no inverno para acelerar o metabolismo é excelente porque a estação é propícia para o emagrecimento. No frio, o organismo é acelerado para manter o corpo aquecido. O cirurgião metabólico Antelmo Sasso Fin alerta: o frio estimula a fome, mas o corpo gasta mais calorias.
Segundo o especialista “a queima calórica aumenta para manter o corpo quente, o metabolismo fica acelerado e a pessoa repõe as calorias perdidas comendo. Mas tem que ser com moderação”.
O cirurgião informa que a temperatura interna do corpo gira em torno de 37ºC graus e deve ser mantida estável para garantir que o sistema biológico do organismo humano funcione corretamente.
“Existem vários mecanismos para a produção e conservação do calor, como a tremedeira, que visa aquecer o corpo através do movimento, e o arrepio, quando os músculos se contraem, deixando os pelos eriçados a fim de formar uma camada protetora de calor sobre a pele”, explica
Para não descuidar da alimentação, a ordem é apostar nos termogênicos que possuem propriedades capazes de ativar o processo de termogênese no organismo, que eleva a temperatura corporal e obriga o corpo a trabalhar mais para normalizá-la.
“Alimentos frios, frutas e saladas não são muito palatáveis nestes dias frios. As baixas temperaturas são muito sugestivas a ingredientes quentes que proporcionam uma maior sensação de conforto, por isso as sopas são muito apreciadas na estação. São opções leves e que contribuem para a manutenção do emagrecimento, mas cuidado com os seus vilões: os acompanhamentos”, alerta.