Saúde

Saiba quais são os benefícios do consumo diário de colágeno

Sandra Ribeiro, terapeuta holística, comenta sobre as diversas possibilidades de benefícios escondidas no colágeno

Foto: Divulgação

O aumento da busca por uma ‘vida saudável’ pode ser facilmente percebido recentemente. As pessoas querem, cada vez mais, buscar uma vida pautada no equilíbrio físico e mental. 

Por isso, mercados bilionários estão surgindo com produtos que, com o avanço das tecnologias, conseguem facilitar o alcance de tais metas. 

“Existe uma expectativa que o mercado de colágeno, por exemplo, esteja avaliado em 5 bilhões de dólares até o ano que vem, por conta dos inúmeros investimentos”, detalha a terapeuta holística, Sandra Ribeiro.

Para que serve o colágeno?

O colágeno é uma substância que pode ser utilizada para prevenir o surgimento de rugas, linhas de expressão e outras marcas do tempo. Além disso, contribui para: 

– fortalecer as unhas

– melhorar o aspecto do cabelo

– evitar estrias

– evitar a flacidez da pele

Porém, além de questões exteriores, o colágeno também age no interior do corpo, sendo eficiente na melhora das articulações e na prevenção de doenças como a osteoartrite.

Entenda quais são os “tipos de colágeno”

Porém, é válido ressaltar que não é qualquer tipo de colágeno que trará os todos os benefícios esperados. “É necessário estudar sobre cada tipo de colágeno e adaptar aos seus objetivos pessoais”, afirma Sandra Ribeiro. 

“O colágeno do tipo 1 é o que está relacionado à pele. Além disso, devemos priorizar a forma hidrolisada para auxiliar o corpo na absorção, pois, este é o colágeno que tem uma melhor composição de peptídeos e hidrólise enzimática, quando uma enzima quebra uma molécula em outras menores, estando disponível para os processos metabólicos ou armazenamento no corpo. De rápida absorção pois possui características mínimas, em pó e hidrolisada.”, explica a terapeuta.

Colágeno tipo 2:  tem ações voltadas para as articulações,

Colágeno tipo 3: tem ações voltadas para os músculos

Colágeno tipo 4: tem ações voltadas para os vasos sanguíneos. 

Por que é importate consumir colágeno?

Sandra Ribeiro explica que ter uma deficiência de colágeno no corpo pode acarretar no surgimento de condições como a colagenose que pode gerar má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamações na juntas e doenças cutâneas. 

“Aos 25 anos já começamos a reduzir a produção do colágeno. Aos 50, o corpo já produz apenas 33% do necessário”, pontua.