Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e dificuldade respiratória. A A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirma que algumas pessoas podem não apresentar sintoma nenhum ou ter um quadro semelhante a um resfriado.
Os diagnósticos são realizados em hospitais e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) liberou três situações baseadas nas recomendações da OMS, organização mundial da saúde, considerando três quadros em que é necessário procurar um médico:
Situação 1: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Situação 2: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o Coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Situação 3: febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e contato próximo de caso confirmado laboratorialmente para Coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
FONTE: Portal R7!